Governo sofreu quase cinco mil incidentes cibernéticos em 2021

Recorde ocorreu em 2019: foram 10.716 ocorrências naquele ano

Publicado em 28/01/2022 - 10:46 Por Daniel Ito - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A cada ano que passa, as informações produzidas pela nossa sociedade estão cada vez mais presentes no mundo digital. Praticamente todos esses dados estão armazenados em servidores que pertencem a pessoas, empresas e organismos governamentais.

Boa parte dessas informações são dados sensíveis ou privados, que devem ser protegidos contra acessos indevidos. Em um mundo cada vez mais conectado, essa tarefa é um verdadeiro desafio. Como exemplo recente, tivemos na semana passada o vazamento de 160 mil chaves Pix que estavam sob a guarda de um banco privado. Outro exemplo foi o ataque hacker, em dezembro, que derrubou o sistema do ConecteSUS com os dados de vacinação dos brasileiros contra a covid-19.

De acordo com dados do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, no ano passado foram registrados quase cinco mil incidentes cibernéticos sofridos pelo governo. O recorde ocorreu em 2019: foram 10.716 ocorrências naquele ano.

Quando a violação de dados envolve o poder público, a ANPD, que é a Autoridade Nacional de Proteção de Dados, aciona a investigação da Polícia Federal e entra em contato direto com o órgão vitimado pelo ataque, com o objetivo de minimizar os danos. Quem explica é o diretor da ANPD, Waldemar Gonçalves Ortunho.

A Lei Geral de Proteção de Dados estabelece uma série de sanções para que os usuários dos sistemas de informação sejam indenizados ao terem os seus dados violados. O advogado Victor Cerri, que é membro da Associação Nacional dos Profissionais de Privacidade de Dados (ANPPD), explica que as empresas e também os órgãos públicos têm o dever legal de investir na segurança das informações que armazenam em seus sistemas.

Apesar da responsabilidade das empresas e dos órgãos públicos sobre a segurança dos dados, o advogado Victor Cerri ressalta que os usuários também têm o dever de minimizar os riscos de vazamento de informações sensíveis. O membro da ANPPD citou uma série de boas práticas que podem ajudar as pessoas a manterem seus dados seguros.

Nesta Semana da Proteção de Dados Pessoais, a ANPD publicou a quarta edição de um guia — que tem o objetivo de orientar o poder público no tratamento e proteção das informações dos cidadãos brasileiros. O documento está disponível no site gov.br/anpd.

Edição: Raquel Mariano/ Renata Batista

Últimas notícias
Geral

Distrito Federal abre abrigo provisório depois de recorde de frio

Por enquanto, são 100 vagas a serem preenchidas por ordem de chegada, para pernoite, das 20h até as 8h, no Ginásio do Centro Integrado de Educação Física, na quadra 907 Sul, região central da capital federal.

Baixar arquivo
Geral

Divulgada a lista de aprovados do concurso para o Censo 2022, do IBGE

Agora a próxima etapa será a de convocação e depois os aprovados serão chamados pelo IBGE para realizar treinamento.

Baixar arquivo
Economia

Equipe econômica aumenta previsão de alta para a inflação deste ano

De acordo com o Relatório de Receitas e Despesas do segundo bimestre, a inflação que, na previsão anterior, encerraria o ano em 6,5%, agora deve chegar a 7,9%, mais que o dobro do centro da meta de inflação anunciada para este ano, que seria de 3,5%. Já a previsão da taxa Selic subiu de 11,6% ao ano para 12,2%.

Baixar arquivo
Saúde

Brasileiro é o 1º caso de varíola dos macacos registrado na Alemanha

O rapaz, de 26 anos, viajou também para Portugal e Espanha antes de chegar a Alemanha. Ele estava há uma semana em Munique, cidade ao sul do país. A informação foi divulgada pelo Instituto de Microbiologia de Bundeswehr, ligado às forças armadas alemãs.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Agricultura lança campanha de promoção do produto orgânico

A campanha tem como objetivo detalhar os mecanismos de controle da qualidade orgânica que são utilizados no Brasil. Ou seja, ajudar o consumidor a identificar se determinado produto no mercado é orgânico e também a reconhecer as fraudes.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Frio começa a perder força na área central do país

O deslocamento de uma frente fria sobre o litoral da Bahia, associada a alta convergência de umidade vinda do Oceano Atlântico, vai favorecer a ocorrência de fortes chuvas no norte da região Nordeste.

Baixar arquivo