Governo sofreu quase cinco mil incidentes cibernéticos em 2021

Recorde ocorreu em 2019: foram 10.716 ocorrências naquele ano

Publicado em 28/01/2022 - 10:46 Por Daniel Ito - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A cada ano que passa, as informações produzidas pela nossa sociedade estão cada vez mais presentes no mundo digital. Praticamente todos esses dados estão armazenados em servidores que pertencem a pessoas, empresas e organismos governamentais.

Boa parte dessas informações são dados sensíveis ou privados, que devem ser protegidos contra acessos indevidos. Em um mundo cada vez mais conectado, essa tarefa é um verdadeiro desafio. Como exemplo recente, tivemos na semana passada o vazamento de 160 mil chaves Pix que estavam sob a guarda de um banco privado. Outro exemplo foi o ataque hacker, em dezembro, que derrubou o sistema do ConecteSUS com os dados de vacinação dos brasileiros contra a covid-19.

De acordo com dados do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, no ano passado foram registrados quase cinco mil incidentes cibernéticos sofridos pelo governo. O recorde ocorreu em 2019: foram 10.716 ocorrências naquele ano.

Quando a violação de dados envolve o poder público, a ANPD, que é a Autoridade Nacional de Proteção de Dados, aciona a investigação da Polícia Federal e entra em contato direto com o órgão vitimado pelo ataque, com o objetivo de minimizar os danos. Quem explica é o diretor da ANPD, Waldemar Gonçalves Ortunho.

A Lei Geral de Proteção de Dados estabelece uma série de sanções para que os usuários dos sistemas de informação sejam indenizados ao terem os seus dados violados. O advogado Victor Cerri, que é membro da Associação Nacional dos Profissionais de Privacidade de Dados (ANPPD), explica que as empresas e também os órgãos públicos têm o dever legal de investir na segurança das informações que armazenam em seus sistemas.

Apesar da responsabilidade das empresas e dos órgãos públicos sobre a segurança dos dados, o advogado Victor Cerri ressalta que os usuários também têm o dever de minimizar os riscos de vazamento de informações sensíveis. O membro da ANPPD citou uma série de boas práticas que podem ajudar as pessoas a manterem seus dados seguros.

Nesta Semana da Proteção de Dados Pessoais, a ANPD publicou a quarta edição de um guia — que tem o objetivo de orientar o poder público no tratamento e proteção das informações dos cidadãos brasileiros. O documento está disponível no site gov.br/anpd.

Edição: Raquel Mariano/ Renata Batista

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo