Números caem, mas índice de crimes violentos permanece alto no Brasil

Publicado em 17/01/2022 - 17:10 Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Diversos estados brasileiros registram queda no número de crimes violentos em 2021, na comparação com 2020. Com dados do primeiro semestre de 2021, Mato Grosso do Sul apresentou redução de 60% no latrocínio - que é o roubo seguido de morte - e de 87% nos feminicídios. A secretaria de segurança pública sul-mato-grossense ressalta que o estado está entre os que mais apreendem drogas no país, e que tem atualmente um dos maiores índices de esclarecimentos de homicídios.

A queda de feminicídios também se destaca na Bahia, com 13% de casos a menos, de janeiro a setembro de 2021, em relação ao mesmo período de 2020.

No Distrito Federal, segundo a Secretaria de Segurança Pública, no primeiro trimestre do ano passado foram contabilizadas 1.300 mortes a menos na comparação com o mesmo período do ano anterior, o que representa 11% de redução nos CVLIs, os Crimes Violentos Letais Intencionais, que englobam homicídio, feminicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte.

Os dados da criminalidade no país são monitorados desde 2017 pelo Monitor da Violência, em parceria com a Universidade de São Paulo e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Para o diretor presidente do Fórum, Renato Sérgio de Lima, apesar de não haver dados de todos os estados, os índices de crimes violentos vêm de fato caindo no país desde 2018, quando forças policiais se reorganizaram depois de uma guerra entre facções criminosas nos dois anos anteriores. Mas, ele aponta outro fator que contribui para a diminuição da criminalidade: o envelhecimento da população.  

Alguns estados declaram quedas recorde na violência, como Alagoas. De acordo com a secretaria estadual de Segurança, 2021 teve o menor número de homicídios desde 2012. O Rio Grande do Sul já registra redução de crimes violentos pelo terceiro ano consecutivo. Segundo a Secretaria de Segurança Gaúcha, a diminuição nos homicídios, latrocínios e feminicídios no ano passado significa que mais de 2.050 vidas deixaram de ser interrompidas pelo crime. 

Apesar de reconhecer o esforço dos governos estaduais para reduzir a criminalidade violenta no Brasil, Renato Sérgio de Lima afirma que o Fórum Nacional de Segurança considera esses índices ainda muito altos, se comparados com o de outros países.

Ainda segundo o diretor presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, apesar da queda na criminalidade violenta ser um sinal positivo, não é apenas combatendo o crime que se reduz a violência. Ele aponta a necessidade de mudar a lógica da violência que existe no Brasil, e de se investir em segurança como direito fundamental, prevenção, acesso e garantias de cidadania.

Edição: Bianca Paiva / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo
Cultura

Carnaval: maior festa popular agora é manifestação cultural nacional

“É colocar o carnaval do lugar de direito dele”, afirma Rita Fernandes, presidente da Sebastiana, associação de blocos de rua do Rio de Janeiro. Para ela, a lei significa mais incentivos e mais investimentos em torno da folia que leva milhões às ruas brasileiras.   

Baixar arquivo