Roubos de rua recuaram em todo o estado do Rio no Réveillon

Publicado em 11/01/2022 - 20:32 Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Os roubos de rua, que incluem a transeunte, de aparelho celular e em coletivo, recuaram mais de 62,91% em todo o estado do Rio de Janeiro no Réveillon de 2021, em relação à virada de ano de 2019 para 2020, antes da pandemia da covid-19.

O resultado faz parte de um levantamento do Instituto de Segurança Pública do estado do Rio de Janeiro, que indicou a redução de 25% entre o réveillon de 2021 e a virada de 2020 para 2021. O estudo apontou também queda de 58% nos furtos de rua.

O ISP destacou que na virada de 2020 para 2021 a movimentação de pessoas nas ruas foi menor, por causa do cancelamento das festas, e isso contribuiu para a redução de crimes de oportunidade, como os roubos.

Para a realização do estudo, o ISP considerou os registros feitos nas delegacias do estado nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro dos anos de 2017 a 2022.

Segundo o ISP, esse tipo de levantamento é importante para entender quais são as necessidades na área da segurança pública em grandes eventos e ajudar no planejamento e na avaliação das estratégias já adotadas.

A passagem de 2021 para 2022 foi a primeira em que policiais militares usaram câmeras portáteis, em Copacabana. Os equipamentos foram adquiridos pelo governo do estado. Outra novidade foi o registro de ocorrência pelo sistema Boletim de Ocorrência Policial Militar online.

O  plano especial de policiamento montado pela Secretaria de Estado de Polícia Militar contou com 17% a mais de agentes em relação à virada de 2019 para 2020.

Nas cidades do interior que tiveram programação de queima de fogos, o esquema foi reforçado. O Batalhão de Polícia Rodoviária ampliou o efetivo em 40% para patrulhar os seis mil quilômetros de estradas estaduais.

* Com informações da Agência Brasil.

Edição: Raquel Mariano / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Saúde

Chegam mais doses da vacina para crianças; estados começam imunização

Chegou ao Brasil neste domingo (16) mais uma remessa da vacina Pfizer para a imunização de crianças a partir de cinco anos. O novo lote, com 1,2 milhão de doses desembarcaram no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, São Paulo, pela manhã.

Baixar arquivo
Saúde

Rio de Janeiro segue testando para covid-19

O  estado do Rio de Janeiro está ampliando sua rede de testagem para Covid. A expectativa do governo é oferecer 5 mil e 800 testes por dia, já a partir desta segunda-feira (17).

Baixar arquivo
Educação

Reaplicação do Enem 2021 termina neste domingo

Hoje (16) é o segundo dia de reaplicação de provas para os candidatos do  Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, 2021 em todo o país. Os estudantes vão responder a 90 questões de ciências da natureza e matemática. 

Baixar arquivo
Saúde

Covid: Rio de Janeiro começa vacinação de crianças nesta segunda

A meta é vacinar cerca de 1,5 milhão de crianças, entre 5 a 11 anos, contra a covid.

Baixar arquivo
Saúde

Estado do RJ registra novo recorde de casos de covid em 2022

Foram confirmados nesta sexta-feira (14) mais de 16 mil casos. Até então, o maior número de diagnósticos positivos neste início de ano tinha sido registrado no dia anterior, com mais de 12.800 ocorrências.

Baixar arquivo
Saúde

Casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave aumentam 135% no Brasil

Os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave no Brasil deram um salto de 135% quando comparadas as três últimas semanas de novembro do ano passado com os últimos 21 dias.

Baixar arquivo