Divulgar cena de infração gravíssima de trânsito deverá ser proibido

Publicado em 03/02/2022 - 19:25 Por Lucas Pordeus Leon - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Publicar fotos e vídeos nas redes sociais, ou na internet, com infrações de trânsito de natureza gravíssima, poderá gerar uma multa de quase R$ 9 mil. Isso porque o Congresso Nacional aprovou um projeto de lei nesse sentido que agora aguarda a sanção presidencial.

De autoria da deputada Christiane de Souza Yared, do PL do Paraná, a proposta ainda prevê multas de R$ 44 mil até 10% do faturamento do grupo econômico no Brasil, caso as plataformas digitais ou empresas donas do canal de divulgação não retirem o conteúdo em até 24 horas após a notificação judicial.

Esse ponto havia sido excluído do projeto pelo Senado, mas foi novamente incluído no texto pela Câmara dos Deputados. Segundo o relator da matéria, deputado Hugo Leal, do PSD fluminense, a retirada do artigo prejudicaria a medida.

O principal argumento dos parlamentares para aprovação da matéria é que o projeto deve inibir a prática de rachas no trânsito, que são competições de carros em alta velocidade em vias públicas, além da exibição de manobras perigosas.

Esse tipo de prática tem sido publicado nas redes sociais, gerando um alto número de visualizações e engajamentos nesse tipo de postagem, o que, em tese, estimula a ação. O texto, porém, prevê uma exceção para quem fizer a divulgação como forma de denúncia. 

O especialista em trânsito Celso Mariano avalia que a medida é positiva, mas ressalta também que é preciso reforçar a fiscalização nas ruas.

Quem divulgar as imagens com as infrações de trânsito gravíssimas pode perder a permissão de dirigir ou ter a carteira suspensa por 12 meses. Porém, o projeto ainda pode sofrer vetos do presidente da República.

Edição: Nádia Faggiani / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo