RJ: número de roubos nas ruas registra o menor índice desde 2005

Publicado em 18/03/2022 - 16:13 Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Levantamento divulgado nesta sexta-feira pelo ISP, Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro, aponta diminuição dos principais índices de criminalidade no estado.

Em fevereiro, o número de roubos nas ruas registrou o menor índice para o mês desde o ano de 2005. Foram 4.518 ocorrências, contra 6.272 em igual período de 2021, o que significa uma queda de 28%.

Também houve diminuição expressiva nos roubos de veículos, que somaram 1.771 casos,  menor valor para o período desde 2012.

Outro índice importante com diminuição de ocorrências no estado, os roubos de carga caíram em fevereiro 4% na mesma comparação anual.

Em nota, o governador Cláudio Castro disse que o Rio de Janeiro tem investido na segurança pública, com reforço no policiamento, por meio dos programas "Segurança Presente" e "Bairro Presente", além da valorização dos policiais. E que o governo tem trabalhado para aperfeiçoar cada vez mais a área de inteligência.

A diretora-presidente do ISP, Marcela Ortiz, avaliou os resultados de fevereiro, considerando que a redução dos índices é uma resposta positiva ao trabalho integrado dos agentes de segurança do estado.

Entre os principais indicadores, a letalidade violenta, que inclui homicídio doloso - quando há intensão de matar -, além de lesão corporal seguida de morte, roubo seguido de morte e morte por intervenção de agente do Estado, caiu 12%, o menor número para o mês de fevereiro em 31 anos, quando começou  a série histórica do ISP.

Foram 259 vítimas. Na comparação com 2021, o indicador apontou redução de 20% em relação ao acumulado do ano e de 1% em comparação ao mês no período avaliado ano a ano.

Os dados divulgados pelo Instituto de Segurança Pública são referentes aos registros de ocorrência lavrados nas delegacias de todo o estado.

Edição: Vitória Elizabeth / GT Passos

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo