A cada 7 segundos uma tentativa de golpe virtual é registrada

Publicado em 07/04/2022 - 21:08 Por Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A cada sete segundos, uma tentativa de golpe virtual é registrada no Brasil. A informação é do novo levantamento da Serasa Experian divulgado esta semana.

Em fevereiro deste ano, mais de 326 mil brasileiros foram alvos de tentativas de golpes pela internet. O número é 4,9% maior do que o registrado no mesmo mês do ano passado.

Os principais alvos dos golpistas são pessoas entre 35 e 50 anos de idade, e o maior número de tentativas foi registado na região Sudeste, com 52% dos casos.

O segmento mais afetado é o de bancos e cartões, com mais de 180 mil casos. Em segundo lugar estão as financeiras, seguido por serviços, varejo e telefonia.

Jaison Reis, diretor de Soluções de Identidade e Prevenção a Fraudes da Serasa Experian, explica que os bancos aparecem como o segmento mais afetado, pois o ganho do golpista é alto.

Sobre os cuidados que o consumidor precisa ter ao informar dados pessoais na internet, o analista alerta que para evitar golpes é preciso conhecer e verificar os sites em que o consumidor fornece as informações.

Segundo a Serasa, as empresas estão investindo cada vez mais em tecnologias de prevenção a fraudes e o mercado tem reagido a esse desafio através de mecanismos como biometria, verificação cadastral e score de fraudes.
 

Edição: Sheily Noleto / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Justiça

Representantes da OEA serão observadores das eleições em outubro

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Edson Fachin, assinou nesta terça-feira, nos Estados Unidos, um acordo para autorizar a participação da OEA -  Organização dos Estados Americanos na função de observadora das eleições de outubro.

Baixar arquivo
Cultura

Rádio MEC agora é Patrimônio Histórico e Cultural Imaterial do Rio

A lei que torna a Rádio MEC Patrimônio Cultural Imaterial do estado do Rio de Janeiro foi publicada nesta terça-feira pela Assembleia Legislativa.

Baixar arquivo
Geral

Pesquisa: 56% dos acidentes em BRs ocorrem em vias com gestão pública

Segundo a pesquisa, quando considerada a taxa de gravidade dos acidentes de trânsito, o índice aumenta para mais de 80% em rodovias sob gestão pública, contra 19% nas estradas sob concessão.

Baixar arquivo
Segurança

Golpistas usam novas estratégias para enganar vítimas pelo WhatsApp

Golpistas estão entrando em grupos de famílias se passando por parentes para pedir dinheiro emprestado pelo WhatsApp. Por esse esquema, integrantes de uma organização criminosa conseguiram mais de R$ 32 mil de uma mesma família.

Baixar arquivo
Educação

Senac do Rio oferece 8 mil vagas em cursos profissionalizantes

O Senac,  Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio de Janeiro, está com inscrições abertas para cerca de 8 mil vagas de cursos profissionalizantes em várias unidades no estado. O Programa Senac Gratuidade, que é voltado para a inserção de pessoas de baixa renda no mercado de trabalho,

Baixar arquivo
Economia

Em todo o país a venda de veículos usados aumentou 25% em maio

Segundo a entidade, o mês de maio apresentou os melhores resultados do ano. Mas no acumulado do primeiro semestre de 2022, as vendas de automóveis usados registraram queda de 19%.

Baixar arquivo