A cada 7 segundos uma tentativa de golpe virtual é registrada

Publicado em 07/04/2022 - 21:08 Por Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A cada sete segundos, uma tentativa de golpe virtual é registrada no Brasil. A informação é do novo levantamento da Serasa Experian divulgado esta semana.

Em fevereiro deste ano, mais de 326 mil brasileiros foram alvos de tentativas de golpes pela internet. O número é 4,9% maior do que o registrado no mesmo mês do ano passado.

Os principais alvos dos golpistas são pessoas entre 35 e 50 anos de idade, e o maior número de tentativas foi registado na região Sudeste, com 52% dos casos.

O segmento mais afetado é o de bancos e cartões, com mais de 180 mil casos. Em segundo lugar estão as financeiras, seguido por serviços, varejo e telefonia.

Jaison Reis, diretor de Soluções de Identidade e Prevenção a Fraudes da Serasa Experian, explica que os bancos aparecem como o segmento mais afetado, pois o ganho do golpista é alto.

Sobre os cuidados que o consumidor precisa ter ao informar dados pessoais na internet, o analista alerta que para evitar golpes é preciso conhecer e verificar os sites em que o consumidor fornece as informações.

Segundo a Serasa, as empresas estão investindo cada vez mais em tecnologias de prevenção a fraudes e o mercado tem reagido a esse desafio através de mecanismos como biometria, verificação cadastral e score de fraudes.
 

Edição: Sheily Noleto / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Geral

Polícia investiga morte de adolescente agredido em escola de São Paulo

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que o caso está sendo investigado como morte suspeita, e que o corpo da vítima passará por necropsia. 

Baixar arquivo
Geral

Entenda sobre a PEC das drogas que tramita no Congresso Nacional

O Senado Federal já aprovou o texto da Proposta de Emenda Constitucional que criminaliza o porte e a posse de drogas. Agora a Câmara dos Deputados vai analisar.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia completa 35 anos

Organização está presente nos nove estados da Amazônia Legal, junto a 800 mil indígenas e 180 povos. E atua na articulação dos direitos indígenas, inclusive os povos de recente contato, além de buscar o fortalecimento das políticas púbicas para os territórios.  

Baixar arquivo
Geral

Nove corpos retirados de embarcação à deriva no Pará serão sepultados

Os corpos serão sepultados temporariamente em Belém até que as identidades sejam estabelecidas e as família formalmente comunicadas.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caravana Brasil Sem Fome fica no Pará até este sábado (20)

Coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, a caravana tem como meta tirar o Brasil do Mapa da Fome. Quase R$ 700 milhões serão investidos em áreas como segurança alimentar, saúde e agricultura familiar.

Baixar arquivo
Geral

Indígenas encaram desafio da cultura e da língua portuguesa

Oferecer ensino regular para crianças indígenas se tornou uma das principais políticas públicas de reparação aos povos originários.

Baixar arquivo