Estudantes de medicina são suspeitos de fraude para conseguir bolsas

Investigados mentiam condição financeira para acessar política social

Publicado em 26/05/2022 - 10:49 Por Tâmara Freire - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A Polícia Federal desbaratou um esquema de fraudes cometidas por estudantes de medicina do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. De acordo com as investigações, os envolvidos, todos com boas condições financeiras, falsificaram documentos para serem beneficiados com bolsas de estudo destinadas a pessoas de baixa renda.

O benefício era oferecido por uma faculdade que fica em Campos dos Goytacazes, no Norte fluminense.

Os acusados também se inscreveram no Cadastro Único do Governo Federal, que cataloga as famílias que precisam ser atendidas por programas sociais. O objetivo era dar veracidade às fraudes, mas eles acabaram aproveitando para receber o Auxílio Emergencial, pago em razão da pandemia, mesmo sem ter direito.

Ao todo foram cumpridos, nesta quinta-feira (26), 16 mandados de busca e apreensão nas cidades de Campos, Itaperuna e São Francisco do Itabapoana, no Rio de Janeiro; e Linhares, Cachoeiro do Itapemirim e Mimoso do Sul, no Espírito Santo.

Os policiais buscam colher elementos de prova, assim como bens que possam ser alvo de arresto judicial.

Ao longo da investigação, 12 pessoas já foram indiciadas, entre alunos e pais de alunos. A Polícia Federal também identificou, após a quebra de sigilo bancário, que os investigados movimentavam altas quantias, incompatíveis com a alegação de que eram desprovidos de recursos para pagar as mensalidades do curso médico.

 Imagens divulgadas pela PF das casas de alguns acusados mostram que se tratam de imóveis de alto luxo. Os agentes divulgaram, ainda, fotos de um carro, pertencente a outro envolvido, avaliado em cerca de R$ 130 mil.

Todos vão responder pelos crimes de estelionato, falsidade ideológica e organização criminosa.

Edição: Vitoria Elizabeth/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Cultura

Arte Clube: conheça os filmes brasileiros que estreiam nos cinemas

Chegam às telas os filmes brasileiros A Colmeia, de Gilson Vargas; As verdades, de José Eduardo Belmonte; Carro Rei, de Renata Pinheiro; e Seguindo todos os protocolos, de Fábio Leal.

Baixar arquivo
Geral

Brasil e Austrália fazem acordo para vistos de trabalho e férias

Entrou em vigor nesta sexta-feira (01) um acordo que vai permitir que, a cada ano, 500 jovens brasileiros entre 18 e 30 anos permaneçam na Austrália por até 12 meses, para trabalhar ou estudar.

Baixar arquivo
Geral

Programa federal dará selo de boas práticas agrícolas no país

Entre as Boas Práticas Agrícolas está o cuidado com o uso de agrotóxicos, para que o alimento não contenha resíduos acima do permitido pela Anvisa, a Agência de Vigilância Sanitária.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Pesquisa avalia uso de mandioca e fungo amazônico para tratar câncer

O projeto para tratar câncer de pele recebe apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas, e é realizado de forma colaborativa com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

Baixar arquivo
Esportes

Vasco e Sport se enfrentam no domingo em jogo de "seis pontos"

Com 21 pontos, o Sport está na quinta posição na classificação, nove a menos que o Vasco. Aumentar a vantagem para o Leão significa mais chance de subir para a Série A.

Baixar arquivo
Geral

Geladeiras devem exibir hoje nova etiqueta de eficiência energética

Etiqueta indica diferença de consumo de até 30% entre produtos.

Baixar arquivo