Estudantes de medicina são suspeitos de fraude para conseguir bolsas

Investigados mentiam condição financeira para acessar política social

Publicado em 26/05/2022 - 10:49 Por Tâmara Freire - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A Polícia Federal desbaratou um esquema de fraudes cometidas por estudantes de medicina do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. De acordo com as investigações, os envolvidos, todos com boas condições financeiras, falsificaram documentos para serem beneficiados com bolsas de estudo destinadas a pessoas de baixa renda.

O benefício era oferecido por uma faculdade que fica em Campos dos Goytacazes, no Norte fluminense.

Os acusados também se inscreveram no Cadastro Único do Governo Federal, que cataloga as famílias que precisam ser atendidas por programas sociais. O objetivo era dar veracidade às fraudes, mas eles acabaram aproveitando para receber o Auxílio Emergencial, pago em razão da pandemia, mesmo sem ter direito.

Ao todo foram cumpridos, nesta quinta-feira (26), 16 mandados de busca e apreensão nas cidades de Campos, Itaperuna e São Francisco do Itabapoana, no Rio de Janeiro; e Linhares, Cachoeiro do Itapemirim e Mimoso do Sul, no Espírito Santo.

Os policiais buscam colher elementos de prova, assim como bens que possam ser alvo de arresto judicial.

Ao longo da investigação, 12 pessoas já foram indiciadas, entre alunos e pais de alunos. A Polícia Federal também identificou, após a quebra de sigilo bancário, que os investigados movimentavam altas quantias, incompatíveis com a alegação de que eram desprovidos de recursos para pagar as mensalidades do curso médico.

 Imagens divulgadas pela PF das casas de alguns acusados mostram que se tratam de imóveis de alto luxo. Os agentes divulgaram, ainda, fotos de um carro, pertencente a outro envolvido, avaliado em cerca de R$ 130 mil.

Todos vão responder pelos crimes de estelionato, falsidade ideológica e organização criminosa.

Edição: Vitoria Elizabeth/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Geral

Celular ao volante é foco de operação da PRF na Semana Santa

O objetivo é garantir segurança nas estradas, prevenir acidentes e fiscalizar condutas irregulares dos motoristas.

Baixar arquivo
Geral

Defesa de Bolsonaro rechaça teoria sobre pedido de asilo à Hungria

A defesa afirmou que não existia nenhuma preocupação com a possibilidade de uma prisão preventiva e que seria contraditório alegar que a visita a embaixada de um país estrangeiro configurasse um pedido de fuga.

Baixar arquivo
Geral

Espetáculos a céu aberto encenam a Paixão de Cristo por todo Brasil

Uma das apresentações mais conhecidas do país acontece na cidade-teatro de Nova Jerusalém, no município do Brejo da Madre de Deus, no agreste pernambucano.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: Brasil registra o menor número de nascimentos em 45 anos

O número de nascidos caiu pelo quarto ano seguido. A maior queda foi no Nordeste. Somente Santa Catarina e Mato Grosso apresentaram aumento no registro de nascimentos. 

Baixar arquivo
Economia

Mais de 306 mil vagas de empregos foram criadas em fevereiro

Os números foram divulgados pelo Caged – Cadastro geral de Empregados e Desempregados, e representa um crescimento de 21% em relação ao mesmo período do ano passado. Salário médio ficou em torno de R$ 2 mil.

Baixar arquivo
Geral

Submarino Tonelero é lançado em cerimônia com Lula e Macron

Os presidentes celebraram parceria entre Brasil e França e a troca de conhecimento entre os dois países.

Baixar arquivo