RJ: MPF investiga condutas de agentes da PF e PRF na Vila Cruzeiro

Publicado em 24/05/2022 - 20:16 Por Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O Ministério Público Federal abriu investigação para apurar as condutas de agentes da Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal durante operação conjunta com o Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar do Rio de Janeiro na Vila Cruzeiro, no Complexo da Penha, zona norte da capital. A operação resultou na morte de 22 pessoas e sete feridos.

O Ministério Público do Rio de Janeiro também instaurou procedimento para apurar as circunstâncias das mortes ocorridas durante a operação. Em nota o MP informou que pediu à Polícia Civil que envie informações sobre os inquéritos policiais abertos para apurar os fatos e recomendou que todas as armas dos policiais envolvidos na ação sejam apreendidas e enviadas para a perícia.

De acordo com o Instituto Fogo Cruzado, esta já é a operação mais letal do Rio de Janeiro este ano e entre as vítimas desta terça-feira está Gabriele Ferreira da Cunha, de 41 anos, morta por uma bala perdida em uma comunidade vizinha à Vila Cruzeiro. Cecília Olliveira, diretora executiva do Instituto, questiona qual é o “ganho” de operações como essa, ela destaca que a história do Rio mostra que a não há ganhos com esse tipo de operação.

A Polícia Militar informou que a ação tinha o objetivo de localizar e prender lideranças criminosas que estavam escondidas na comunidade, inclusive vindas de outros Estados. E que quando as equipes se preparavam para a incursão, eles começaram a fazer disparos de arma de fogo na parte alta da comunidade. A nota ainda diz que após cessarem os disparos, onze criminosos foram localizados feridos e houve apreensão de 13 fuzis, quatro pistolas e 12 granadas, além de drogas.

A Polícia Civil não respondeu sobre a apuração das mortes. Entramos em contato com as assessorias da Policia Federal e Polícia Rodoviária Federal sobre a investigação aberta pelo Ministério Público Federal, mas não recebemos resposta até o fechamento dessa reportagem.

Edição: Sheily Noleto / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Cultura

História Hoje: 29 de junho é comemorado o Dia do Papa

Vinte e nove de junho é conhecido como o Dia do Papa. Data em que a Igreja Católica celebra São Pedro, considerado pela tradição cristã como o primeiro pontífice. De lá pra cá, 266 homens assumiram a liderança dos católicos. 

Baixar arquivo
Esportes

Filipe Toledo fica com o título da etapa de Saquarema

Foi a quarta vez que Filipinho levantou a taça numa etapa brasileira.

Baixar arquivo
Geral

Confira a previsão do tempo no Brasil nesta quarta-feira (29)

Manaus, capital do Amazonas, registra tempo nublado, com pancadas de chuva e trovoadas. Temperatura oscilando entre 24 e 32º C, com umidade do ar de 55 a 90%.

Baixar arquivo
Geral

Sul: confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (29)

Curitiba, no Paraná, tem muitas nuvens, com possibilidade de chuva, temperatura variando entre 12 e 22º C e umidade do ar de 40 a 90%.

Baixar arquivo
Geral

Sudeste: confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (29)

Belo Horizonte, em Minas Gerais, tem nesta quarta-feira (29) poucas nuvens. A temperatura vai de 11 a 26º C e a umidade do ar de 30 a 80%.

Baixar arquivo
Geral

Nordeste: confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (29)

João Pessoa, na Paraíba, tem tempo nublado com chuva, temperatura marcando entre 23 e 29º C, e umidade do ar de 65 a 95%.

Baixar arquivo