Justiça faz 1ª ação de busca e apreensão contra pirataria no metaverso

Publicado em 21/06/2022 - 16:55 Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Onze pessoas foram presas nesta terça-feira (21), na quarta edição da Operação 404, do Ministério da Justiça, que combate crimes contra a propriedade intelectual e pirataria digital.

Além das prisões, que aconteceram em quatro estados, foram removidos 266 sites no Brasil, 53 no Reino Unido e seis nos Estados Unidos.

Outro resultado da Operação foi a primeira busca e apreensão no metaverso, como explica o delegado Alessandro Barreto, Coordenador do Laboratório de Operações Cibernéticas do Ministério da Justiça:

Segundo o Ministério da Justiça, os investigados capturavam o sinal fechado de canais de televisão e cobravam para repassá-los para assinantes do serviço de pirataria. O prejuízo causado pelos crimes é de 366 milhões de reais por ano.

Na ação desta terça-feira, foram bloqueados mais de 700 sites e aplicativos de streaming ilegal. E removidos mais de 461 aplicativos de música, que tinham milhões de usuários ativos.

A Operação 404 iniciou em 2019. O nome da ação faz referência ao código de protocolo digital que indica que a página da web não foi encontrada ou não está disponível. O objetivo da operação é justamente tornar indisponíveis os serviços que violam os direitos autorais das vítimas.

O coordenador Alessandro Barreto explica que esses sites captavam informações pessoais dos usuários:

Os investigados podem ser indiciados por associação criminosa e lavagem de dinheiro, e a pena para quem pratica este tipo de crime é de dois a quatro anos de prisão e multa.

Edição: Nádia Faggiani / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Segurança

Foragidos recapturados são transferidos a Presídio de Segurança Máxima

Rogério Mendonça e Deibson Nascimento foram transferidos de volta, nesta sexta-feira (5), ao Presídio de Segurança Máxima, no Rio Grande do Norte. Após 50 dias foragidos, os dois foram levados para o Instituto Técnico-Científico de Perícia. Lá, fizeram exame de corpo de delito, nesta madrugada, e foram transferidos para penitenciária federal, de onde haviam fugido no dia 14 de fevereiro

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Força Nacional será enviada para atuar em terras indígenas no RS

A necessidade da presença dos agentes da Força Nacional está relacionada a casos de conflitos de terra; invasões; grilagens; questões judiciais envolvendo a demarcações; e até desavenças entre lideranças indígenas.

Baixar arquivo
Geral

No Rio, sistema de abastecimento Imunana-Laranjal continua paralisado

De acordo com a Cedae, a Companhia estadual de Água e Esgoto, a qualidade da água, captada no manancial, continua alterada por causa da contaminação pelo tolueno, um produto químico altamente danoso à saúde se for ingerido ou inalado.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Memória e Verdade #5: o legado da ditadura e transição incompleta

Durante a semana, a série Memória e Verdade: 60 anos do Golpe, do Radiojornalismo da EBC, buscou retratar o que levou ao golpe em 1964 e a herança do regime dos militares no país.

Baixar arquivo
Saúde

Campanha incentiva o descarte responsável de medicamentos

Uma campanha neste domingo quer aumentar a quantidade de remédios descartados fora do jeito certo no Brasil.

Uma atitude que a servidora pública Lidiane Casco, moradora de Brasília, já tem como hábito.

Baixar arquivo
Saúde

Estudo da Fiocruz revela impacto da pandemia nas mortes maternas

Um estudo liderado pela Fiocruz revelou os impactos indiretos da pandemia de Covid-19 sobre as mortes maternas: nos dois primeiros anos houve uma alta de 69% nos óbitos das mulheres que morreram durante a gravidez ou nos 42 dias seguintes ao parto.  

Baixar arquivo