PF deflagra operação para desarticular tráfico de drogas internacional

Policiais militares da UPP do Vidigal ajudaram na prisão do suspeito

Publicado em 09/07/2022 - 17:05 Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A Polícia Federal prendeu em flagrante, neste sábado, um homem com cocaína e haxixe, na comunidade do Vidigal, na zona sul da cidade do Rio de Janeiro. A droga estava embalada e, segundo os agentes, pronta para ser despachada para o exterior.

Policiais militares da UPP do Vidigal ajudaram na prisão do suspeito.

O preso era um dos alvos da operação Conexão Madeira, deflagrada na manhã deste sábado para desarticular uma associação criminosa especializada em tráfico internacional de drogas.

Outros dois homens, também alvo da operação, já são considerados foragidos e, segundo a PF, as investigações continuam com o objetivo de localizá-los.

Além de três mandados de prisão preventiva, os agentes da Delegacia Especial no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, visavam cumprir três mandados de busca e apreensão na residência dos alvos, todos expedidos pela 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro.

Segundo a Polícia Federal, as investigações começaram neste ano, após a prisão em flagrante de um casal no Aeroporto Internacional Tom Jobim Galeão
que transportava 5,2kg de cocaína, escondidos no forro da bagagem despachada.

O homem, de 29 anos e a jovem, de 21 - ambos naturais do Rio de Janeiro - pretendiam embarcar em voo com destino à cidade portuguesa de Funchal, na Ilha da Madeira, de onde levariam a droga até Barcelona, na Espanha.

Com o aprofundamento das investigações, foram identificados três outros integrantes da associação criminosa, que tinham como função o recrutamento de pessoas, financiamento do delito e o recebimento da droga no continente europeu.

Os investigados responderão pelos crimes de tráfico transnacional de drogas e associação criminosa, Somadas, as penasse ultrapassam a 18 anos de prisão.

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo