Pessoas entre 36 e 50 anos de idade são mais vítimas de golpes na web

Publicado em 17/10/2022 - 09:00 Por Eduardo Cupertino*, estagiário da Rádio Nacional - Brasília

Levantamento aponta que pessoas entre 36 e 50 anos são as vítimas preferidas por golpistas na internet, sofrendo 35,9% das fraudes registradas.

A pesquisa feita pela Serasa Experian analisou movimentações suspeitas de documentos, aberturas de contas e emissão de novos cartões. Segundo a empresa, os brasileiros sofreram mais de 300 mil tentativas de fraudes apenas no último mês de julho. 

O gerente executivo de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, Rafael Garcia, liga a idade das vítimas à faixa etária que mais utiliza os bancos pelo celular.

“É importante destacar que o público hoje que mais consome os serviços digitais que os bancos, as empresas fornecem é um público que está hoje na faixa de 25 a 39 anos, assim como 40 e 59 anos, são assim dois grupos que são a maioria dos que mais utilizam as facilidades dos meios digitais, consequentemente acabam sendo os grupos alvo dos fraudadores também.”

Em seguida vem as vítimas de 26 a 35 anos de idade, que aparecem em 27,5% dos golpes bem-sucedidos aplicados no mês de julho.

O gerente executivo, Rafael Garcia, dá dicas para que as pessoas se protejam desse tipo de crime.

“Sempre desconfie de mensagens, e-mail, SMS, whatsapp que acabam pedindo dados pessoais, ou até mesmo dados financeiros. Assim como o imediatismo de mensagens que a gente acaba recebendo no dia a dia, como: agendamento liberado até hoje. Último dia para o saque, não perca essa oportunidade. Tudo isso é feito para ludibriar as vítimas para que elas acreditem e acabem nem averiguando a veracidade dos conteúdos nas páginas oficiais", alerta. 

Além dos cuidados que se deve ter ao receber mensagens e clicar em links desconhecidos, é importante ficar atento à autenticidade dos sites de compras online para evitar a ação dos dos golpistas.

* Com supervisão de Roberto Piza

Edição: Roberto Piza (Rádio Nacional) e Luiz Claudio Ferreira (web)

Últimas notícias
Meio Ambiente

Governo aumenta multas contra incêndio ilegal e proíbe fogo controlado

Segundo decreto, o início de queimadas em florestas ou outras vegetações nativas agora vai gerar R$ 10 mil de multa por hectare ou fração. Penalidades podem chegar a R$ 50 milhões.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Dia de Luta PcD: Ingressar no mercado de trabalho ainda é desafio

Quase 600 mil pessoas com deficiência e reabilitadas estão no mercado de trabalho no Brasil. Apesar disso, ingressar no ambiente de trabalho, especialmente no primeiro emprego, é um desafio para muitas delas, especialmente devido às barreiras de acessibilidade e ao preconceito.

Baixar arquivo
Justiça

TRF1 concede prisão domiciliar a acusado pela morte de Bruno e Dom

Quanto aos réus Amarildo da Costa de Oliveira e Jefferson da Silva Lima, o desembargador manteve a decisão que levou os acusados para julgamento no Tribunal do Júri de Tabatinga. Os dois continuam presos.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Especialista avalia se país corre o risco de desabastecimento de água

Humberto Barbosa chama a atenção para o fato da seca do Sudeste poder afetar uma das maiores represas do país, a Usina de Furnas, em Minas Gerais.

Baixar arquivo
Geral

Previsão do tempo para o fim de semana

O tempo no Centro-Oeste e na maior parte da região Norte e Nordeste continua bastante seco neste fim de semana, facilitando a expansão dos focos de incêndio.

Baixar arquivo
Educação

UFF adota cotas para pessoas trans na graduação e pós-graduação

Pode concorrer às vagas reservadas quem cursou integralmente o ensino médio em escola pública e se autodeclarar trans na inscrição.

Baixar arquivo