A letalidade violenta no estado do Rio de Janeiro subiu mais uma vez em fevereiro, passando de 400 mortes. Esse indicador reúne os casos de homicídio doloso, roubo seguido de morte, lesão corporal seguida de morte e morte por intervenção de agente do estado.
Nos primeiros dois meses do ano, a soma já chega a 768 registros. Comparando com o ano passado, o aumento é de 12% no mês e de 6% no bimestre.
Os dados são do Instituto de Segurança Pública e mostram ainda uma grande concentração de casos na Baixada Fluminense, onde ocorreram 117 mortes em fevereiro, quase um terço do total do estado.
Mas o maior crescimento foi registrado na Região que engloba a Zona Oeste e parte da Zona Norte da capital. Os casos chegaram a 101 e saltaram quase 58% de um ano a outro e mais de 36% na comparação com janeiro.
Nas últimas semanas, diversos conflitos entre grupos de tráfico e de milícia vêm ocorrendo na região, por causa da disputa por território.
O governador do estado, Cláudio Castro, declarou em nota que o governo tem investido em tecnologia e inteligência, além de melhorar as condições de trabalho dos policiais.
Um resultado disso seriam os índices de produtividade policial, como a prisão de mais de 5.900 pessoas em flagrante e a apreensão de cerca de 10 armas e um fuzil, por dia, nos dois primeiros meses do ano.
O estado também destacou como ponto positivo a redução dos roubos de rua, que passaram de 8.800 no bimestre mas, ainda assim, este é menor valor para o período dos últimos 18 anos.
![Ralf Vetterle/Pixabay Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima – COP28. – Meio Ambiente; mudanças climáticas; poluição do ar; fumaça fábricas; chaminés; CO2. Foto: Ralf Vetterle/Pixabay](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil Brasília (DF) 13/02/2025 - Movimentação no último dia do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tony Winston/Agência Brasília Criança em atendimento. Inalação por Bronquiolite (Hospital Materno Infantil de Brasília, Brasília, DF, em 10/7/2017)](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Bruno Peres/Agência Brasil Brasília (DF), 23/12/2024 - O vice-presidente da república e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, participa do programa A Voz do Brasil. Foto: Bruno Peres/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![SNPP/Gov Penitenciária Federal de Mossoró. Foto: SNPP/Gov](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![REUTERS/Hatem Khaled /Proibida reprodução Or Levy, Eli Sharabi and Ohad Ben Ami, hostages held in Gaza since the deadly October 7, 2023 attack, are released by Hamas militants as part of a ceasefire and a hostages-prisoners swap deal between Hamas and Israel in Deir Al-Balah in the central Gaza Strip, February 8, 2025. REUTERS/Hatem Khaled TPX IMAGES OF THE DAY](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)