A letalidade violenta no estado do Rio de Janeiro subiu mais uma vez em fevereiro, passando de 400 mortes. Esse indicador reúne os casos de homicídio doloso, roubo seguido de morte, lesão corporal seguida de morte e morte por intervenção de agente do estado.
Nos primeiros dois meses do ano, a soma já chega a 768 registros. Comparando com o ano passado, o aumento é de 12% no mês e de 6% no bimestre.
Os dados são do Instituto de Segurança Pública e mostram ainda uma grande concentração de casos na Baixada Fluminense, onde ocorreram 117 mortes em fevereiro, quase um terço do total do estado.
Mas o maior crescimento foi registrado na Região que engloba a Zona Oeste e parte da Zona Norte da capital. Os casos chegaram a 101 e saltaram quase 58% de um ano a outro e mais de 36% na comparação com janeiro.
Nas últimas semanas, diversos conflitos entre grupos de tráfico e de milícia vêm ocorrendo na região, por causa da disputa por território.
O governador do estado, Cláudio Castro, declarou em nota que o governo tem investido em tecnologia e inteligência, além de melhorar as condições de trabalho dos policiais.
Um resultado disso seriam os índices de produtividade policial, como a prisão de mais de 5.900 pessoas em flagrante e a apreensão de cerca de 10 armas e um fuzil, por dia, nos dois primeiros meses do ano.
O estado também destacou como ponto positivo a redução dos roubos de rua, que passaram de 8.800 no bimestre mas, ainda assim, este é menor valor para o período dos últimos 18 anos.
![Lula Marques/ Agência Brasil Brasília (DF) 19-12-2024 Durante sessão a Câmara aprova em 1º turno texto-base da PEC do pacote de ajuste fiscal. Foto Lula Marques/ Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Paulo Pinto/Agência Brasil São Paulo (SP), 19/12/2024 - Presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante saída do hospital Sírio Libanes acompanhado do Dr. Roberto Kalil, após exames. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Rovena Rosa/Agência Brasil São Paulo (SP), 02/05/2023 - Aplicação da vacina bivalente contra a covid-19 no posto móvel de vacinação da Unidade Básica de Saúde - UBS República na galeria subterrânea da praça do Patriarca. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sno5qi)
![MST REFORMA AGRÁRIA - MST - Incra aprova criação do Assentamento Olga Benário no Tocantins. Foto: MST](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Lula Marques/ Agência Brasil Brasília (DF) 08/10/2024 Reunião da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) para sabatinar o economista Gabriel Galípolo, indicado pelo governo para a presidência do Banco Central (BC). Foto Lula Marques/ Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)