Mais uma criança foi morta durante uma troca de tiros no Rio de Janeiro. A menina Esther de Assis de Oliveira, de 9 anos, chegou a ser socorrida no Hospital Estadual Getúlio Vargas e transferida para a UPA de Irajá, em estado grave, mas acabou não resistindo aos ferimentos. O caso aconteceu na Comunidade do Cajueiro, em Madureira, Zona Norte da Cidade.
De acordo com a Polícia Militar, além de Esther, mais 4 pessoas foram atingidas no confronto. A PM reforça que no momento do incidente não havia nenhuma operação no local e que equipes do 9° Batalhão de Polícia Militar foram enviadas para reforçar o policiamento na região e estabilizar o perímetro.
Em nota, a Polícia Civil informou que, além de Esther, o confronto gerou uma outra vítima fatal, ainda não identificada. O caso está sendo investigado pela 29ª Delegacia, e diligências estão em andamento para identificar a autoria dos disparos e esclarecer todos os fatos.
Segundo o Instituto Fogo Cruzado, o número de crianças baleadas na região metropolitana do Rio em 2023 quintuplicou, comparado ao mesmo período do ano passado. Em quase três meses, 11 crianças foram baleadas.
Em 2022, até o fim de março, duas crianças haviam sido baleadas. Uma morreu e outra ficou ferida. Na época, ambas foram atingidas em ações ou operações policiais: todas por balas perdidas.