A Polícia Federal vai ouvir nesta quarta-feira (11) cerca de 80 militares nas investigações sobre os atos antidemocráticos de 8 de janeiro. O Grupo Estratégico no Ministério Público Federal vai acompanhar.
Os depoimentos devem começar de manhã, por volta das 8 horas, na Academia Nacional de Polícia da PF, que fica em Brasília.
Entre os militares que vão ser ouvidos, está o general Gustavo Henrique Dutra de Menezes, que chefiou o Comando Militar do Planalto até março deste ano.
Em depoimento na CPI dos atos antidemocráticos, da Câmara Legislativa do Distrito Federal, o ex-comandante de operações da Polícia Militar de Brasília, Jorge Eduardo Naime, afirmou que várias tentativas para desmontar o acampamento golpista na frente do QG do Exército foram barradas pelos militares.
Foi em fevereiro que o ministro Alexandre de Moraes decidiu que o STF tem competência para julgar militares envolvidos nos atos antidemocráticos. Na mesma decisão, autorizou a Polícia Federal a investigar integrantes das Forças Armadas e das Polícias Militares relacionados aos fatos.