Operação da PF desarticula grupo ligado ao tráfico de drogas

50 agentes cumpriram mandatos em cidades do estado do Rio

Publicado em 24/05/2023 - 11:49 Por Cristiane Ribeiro - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A Polícia Federal faz, nesta quarta-feira, mais uma operação para desarticular um grupo criminoso, acusado de tráfico internacional de drogas, e que envia cocaína para a Europa escondida nos cascos de navios.

Designada Novos Rumos, a ação tem a participação de 50 agentes para cumprir quatro mandados de prisão preventiva e seis de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal do Rio, em endereços na capital do estado, em Magé, na Baixada Fluminense, e em Niterói, na região metropolitana.

De acordo com as investigações da PF, a quadrilha é vinculada à principal facção criminosa do Rio de Janeiro e atua armazenando a droga em depósitos localizados nas comunidades cariocas, para depois enviá-la para o continente europeu nos cascos de embarcações.

Ainda segundo a Polícia Federal, o grupo agia com apoio de funcionários contratados do porto do Rio de Janeiro, que apresentavam as rotas dos navios atracados. Também foi identificada a participação de mergulhadores profissionais, responsáveis por esconder a droga nos cascos dos navios. Dois deles são alvo de mandados de prisão preventiva nesta quarta.

Durante a investigação, mais de 1.470 quilos de cloridrato de cocaína, que é a forma pura da droga, foram apreendidos no estado.

Edição: Leila Santos / Beatriz Albuquerque

Últimas notícias
Economia

Juros do cartão de crédito sobem em março e chegam a 421% ao ano

Março teve um aumento de quase 9,5% em relação ao mês anterior, o primeiro desde dezembro. Mesmo assim, em 12 meses, o juros do rotativo teve queda de 12%.

Baixar arquivo
Política

Lula e primeiro-ministro do Japão discutem agendas bilaterais

Após o encontro, o presidente voltou a prestar solidariedade ao povo gaúcho. Entre os assuntos tratados com o primeiro-ministro japonês, está a exportação de carne bovina, uma reivindicação antiga do Brasil.

Baixar arquivo
Geral

Governo Federal adia aplicação do CNU em todo o país

Governo decidiu adiar a aplicação das provas do Concurso Nacional Unificado, em todo país, por causa das chuvas que afetam o Rio Grande do Sul. 

Baixar arquivo
Geral

Comunidades quilombolas do Sítio Antas, no Ceará, são reconhecidas

De acordo com a Fundação Palmares, existem cerca de 90 processos já analisados, mas que aguardam a resolução de "pendências". Outros 110 processos estão em análise técnica.

Baixar arquivo
Geral

Censo: territórios quilombolas têm predominância de homens e jovens

Os dados são do Censo de 2022, que também mostraram que os quilombolas estão distribuídos por 1,7 mil municípios, em um total de pouco mais de 1,3 milhão pessoas.

Baixar arquivo
Geral

Governo estuda eventual adiamento do Concurso Nacional

O pedido foi feito pelo governo do Rio Grande do Sul que está em situação de crise devido às chuvas no estado. 

Baixar arquivo