Pelo menos 12 pessoas foram presas e 23 veículos foram apreendidos em mais uma etapa da Operação Torniquete, no Rio de Janeiro.
A ação foi realizada nesta sexta-feira (16) pelas delegacias de roubos e furtos de automóveis e de roubos e furtos de cargas do Rio de Janeiro na comunidade do Chapadão na Zona Norte da capital.
De acordo com a polícia, a região se tornou uma das bases operacionais de uma facção criminosa que fornece armamento para os assaltantes.
Os roubos são cometidos na capital e também em municípios da Baixada e da Região Metropolitana e as cargas de veículos são levados também para o Chapadão. Lá, os produtos roubados são transbordadas e armazenados e depois são revendidos. Além disso, também é feita a clonagem e o desmanche dos veículos para revenda das peças e alguns automóveis são usados pela própria quadrilha em novos crimes.
A polícia disse ainda que o grupo é responsável por alguns latrocínios que tiveram repercussão, como o caso ocorrido no ano passado em que uma idosa ficou presa ao cinto de segurança e acabou morrendo depois de ser arrastada pelo veículo em fuga.
A Operação Torniquete vem sendo realizada pela polícia desde novembro de 2022 para coibir roubos de cargas e de veículos no Rio de Janeiro e diminuir os índices desses crimes.
Ao todo mais de 200 pessoas foram presas e 220 veículos roubados ou furtados foram recuperados.
* Com supervisão de Tâmara Freire.