O Ministério Público do estado do Rio de Janeiro, em parceria com a Polícia Civil e a Polícia Militar, faz nesta quarta-feira (14) a operação Spolia, para cumprir mandados de busca de apreensão contra uma associação criminosa que atua invadindo terrenos no município de Armação de Búzios, localizado na Região dos Lagos do estado do Rio de Janeiro.
A ação do grupo ocorre mediante intimidação com emprego de arma de fogo, promovendo também desmatamento de vegetação nativa, venda de lotes ilegais e uso de documentos falsos na região.
Renata Mello Chagas, promotora de Justiça e coordenadora da operação, detalhou o esquema.
As investigações começaram a partir de denúncias de diversas vítimas que comunicaram ao Ministério Público em Búzios que determinada região no município estava sendo invadida por um grupo armado.
Foram alvos dos mandados de busca e apreensão lideranças da associação criminosa, seguranças, corretores, empresários e outros integrantes do grupo. O material arrecadado vai servir de base para oferecimento de denúncia por parte do MP.
O termo spolia, em latim, significa invasão, o mesmo que privação de posse.
![Antônio Cruz/Agência Brasil Brasília (DF) 01/11/2024 Pessoas em situação de rua em Brasília. Foto Antônio Cruz/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil Brasília (DF) 22/10/2024 Criança faz uso de celular, tablet e computador Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sno5qi)
![Rafa Neddermeyer/Agência Brasil Brasília (DF), 26/10/2023, Prédio do Banco Central em Brasília. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)