A Polícia Federal prendeu, nesta terça-feira (20), três pessoas no Rio de Janeiro e em Minas Gerais acusadas de fazer parte de uma quadrilha especializada na falsificação de diplomas para o curso de medicina e na inscrição de falsos médicos em Conselhos Regionais.
Os presos foram encaminhados para a Superintendência da Polícia Federal, na Praça Mauá, onde prestam depoimentos. Uma quarta pessoa não foi encontrada e já é considerada foragida.
Cerca de 30 agentes federais participaram da Operação Catarse II e cumpriram os mandados de prisão preventiva e os de busca e apreensão, expedidos pela 4ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, na capital fluminense e nas cidades Silva Jardim e Saquarema; além de Montes Claros, em Minas Gerais.
Segundo a Polícia Federal, a investigação começou em abril de 2022 e foi conduzida pela Força-Tarefa da Delegacia de Repressão a Crimes Fazendários da PF no RJ. Na época, duas pessoas foram presas em flagrante.
As investigações continuaram. E, em fevereiro deste ano, a PF deflagrou a primeira fase da Operação Catarse. Na época foram cumpridos mandados de busca e apreensão contra pessoas físicas e jurídicas envolvidas no suposto esquema criminoso. Além disso, aconteceu a apreensão de aparelhos celulares, jalecos, carimbos, documentos de identificação, carteiras do Conselho Regional de Medicina do RJ, históricos escolares, diplomas, entre outros.
Os crimes investigados são os de falsificação e uso de documento público, com pena de dois a seis anos de reclusão e multa.
O Cremerj - Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro - divulgou nota em apoio à operação e a todas as ações que visem garantir a segurança da população, dos médicos e dos demais profissionais de saúde no estado do Rio de Janeiro.
Ainda na nota, o Conselho informa estar colaborando com as autoridades no intuito de coibir práticas criminosas; e lembrou que o Portal da Defesa Médica recebe denúncias desse tipo.
![Reuters/Stringer/Proibida reprodução Neymar na arquibancada em partida do Al-Hilal na Arábia Saudita
26/10/2024
REUTERS/Stringer](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)
![Tomaz Silva/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ), 05/01/2025 – Blocos de carnaval não oficiais desfilam pelas ruas do centro do Rio de Janeiro. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Joédson Alves/Agência Brasil Brasília (DF) 08/08/2024 – FGTS distribuirá R$ 15,2 bi a trabalhadores; veja como será o cálculo
Valor foi aprovado nesta quinta (8) pelo Conselho Curador do fundo
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Petrobras/Divulgação Colômbia 05/12/2024 Petrobras descobre reservatório de gás natural na Colômbia. Mapa mostra localização do novo poço de gás natural Foto: divulgação/Petrobras](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Jose Cruz/Agência Brasil Brasília (DF), 30/01/2025 - Em entrevista coletiva, concedida na manhã desta quinta-feira (30), Lula cobrou seriedade dos países que assumiram esse compromisso e lembrou do papel importante que a população local da Amazônia terá para a manutenção da floresta em pé.
Foto: Jose Cruz/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)