Criança de 5 anos e adolescente de 17 morrem em operação da PM no RJ

Eloah Passos foi atingida dentro de casa, no Morro do Dendê

Publicado em 12/08/2023 - 17:34 Por Cristiane Ribeiro - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Uma criança de 5 anos e um adolescente de 17 anos morreram neste sábado durante operação da Polícia Militar no Morro do Dendê, na Ilha do Governador, zona norte da cidade do Rio de Janeiro. As circunstâncias das mortes têm duas versões: a da PM e a de testemunhas. A da PM diz que uma equipe do 17º Batalhão, na Ilha do Governador, foi atacada a tiros durante uma abordagem a dois homens em uma motocicleta e que revidou os disparos, atingindo o adolescente, identificado como Wendel Eduardo que portava uma arma. Ele foi levado para o hospital Evandro Freire, também na Ilha do Governador, mas já chegou morto. O outro ocupante da moto foi preso.

Ainda segundo a PM, na sequência, moradores fizeram uma manifestação na via de acesso a comunidade e atearam fogo em um ônibus. O Batalhão de Rondas e Controle de Multidão foi chamado para dar apoio e posteriormente se soube que uma criança havia sido baleada no interior da comunidade do Dendê e socorrida por familiares, mas que não resistiu ao ferimento.

Na versão de testemunhas, Wendel teria levantado as mãos durante a abordagem, mas que mesmo assim um policial atirou nele.

A morte da menina Eloah Passos, ocorreu uma hora depois, quando os policiais que foram reprimir a manifestação fizeram vários disparos em direção à comunidade, atingindo a menina, que brincava com a mãe no quarto.

O Instituto Fogo Cruzado e a ong Voz das Comunidades divulgaram nota conjunta dizendo que com a morte da menina Eloah, o Rio de Janeiro atingiu a marca de 16 crianças baleadas em 2023 e 7 delas morreram. Deste total de crianças, 12 foram vítimas de bala perdida.

A nota afirma que esse marco é absurdo e deveria ser motivo para mobilização do conjunto da sociedade. Em outro trecho, diz que a população carioca clama às autoridades responsáveis para que trabalhem com firmeza pela preservação das vidas das nossas crianças e que implementem medidas urgentes para evitar que novos casos ocorram.

A PM informou que instaurou um procedimento para apurar a conjuntura das ações, que a corregedoria da corporação acompanha os trâmites e que as imagens das câmeras corporais dos policiais serão disponibilizadas para auxiliar as investigações.

Já a Polícia Civil disse que a Delegacia de Homicídios da Capital investiga as mortes de Wendell Eduardo de Almeida e Eloah da Silva Santos.

Edição: Paula de Castro/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Esportes

Judô: Brasil ganha mais duas vagas nos Jogos Olímpicos de Paris

Com isso, a Confederação Brasileira de Judô anunciou que a seleção olímpica contará agora com mais dois judocas: a paranaense Natasha Ferreira, da categoria 48 kg, e Ketleyn Quadros, 63 kg. A equipe terá representação em 13 das 14 categorias individuais.

Baixar arquivo
Esportes

Copa América: "Não fomos felizes nas finalizações", diz Dorival Júnior

Brasil empatou com Costa Rica em jogo sem gols na primeira rodada da Copa América e volta a campo na próxima sexta-feira, 28, para encarar o Paraguai, que perdeu para a Colômbia por 2 a 1.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Congresso Internacional discute construção de cidades sustentáveis

O tema deste ano é “Acordo Social - Um Caminho para Transformar Cidades". Gestores e especialistas vão compartilhar experiências sobre a gestão de resíduos sólidos.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: morte de Michael Jackson completa 15 anos

O Rei do Pop morreu aos 50 anos após sofrer uma parada cardíaca em sua residência em Los Angeles, nos Estados Unidos.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Incêndios: Pantanal vive uma das piores situações, afirma Marina Silva

“Estamos diante de uma das piores situações já vistas no Pantanal”.

Essa foi a declaração da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, ao comentar os incêndios que atingem Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

Quadrilha é reconhecida como manifestação da cultura nacional

De influência europeia, a dança faz parte das festas juninas, comuns nos meses de junho e julho. 

Baixar arquivo