Familiares de vítimas de violência policial de Estado fizeram um protesto pacífico, nesta quinta-feira (17), contra as operações policiais que deixam mortos e feridos nas periferias do Rio de Janeiro.
De acordo com o Instituto de Segurança Pública, somente entre janeiro e junho deste ano, quase 570 pessoas foram mortas por intervenção de agentes do estado. Isso representa cerca de 35% de todas as mortes provocadas no Rio de Janeiro.
Familiares de mais de 100 vítimas, feridas e mortas por policiais, compõe o grupo que convocou o protesto realizado em frente ao Palácio Guanabara, residência oficial do governador Cláudio Castro, em Laranjeiras, zona sul do Rio de Janeiro.
Uma das presentes foi a vereadora do PSOL, Mônica Cunha, que perdeu o filho, Rafael Cunha, morto pela Polícia Civil em 2006, aos 20 anos. Ela, que também é co-fundadora do Movimento Moleque, de resistência contra a violência no estado, argumenta que a voz dessas pessoas não será calada.
A indignação frente a letalidade policial no Rio de Janeiro ganhou força após casos recentes, como do adolescente Thiago Flausino, de 13 anos, morto durante uma ação da polícia na Cidade de Deus e da menina Eloá Passos, de 5 anos, atingida de forma fatal, enquanto brincava dentro de casa no Morro do Dendê, na Ilha do Governador.
A mobilização desta quinta-feira contou, também, com a presença de artistas, como o guitarrista dos Titãs, Tony Belloto, e os atores Nicola Siri e Malu Mader, que falou da importância do movimento que aderiu após a repercussão de casos recentes.
Os participantes levaram bolas, cartazes e caixões representando as vidas perdidas. O grupo gritou por justiça e fez desenhos com tinta vermelha no local. Logo depois, eles marcharam pela rua Paissandu e entoaram palavras de ordem.
![Rafael Catarcione/Prefeitura do Rio Carnaval 2024 - Sambódromo da Marquês de Sapucaí - 10/02/2024. Unidos de Padre Miguel - Foto: Rafael Catarcione/Prefeitura do Rio](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcello Casal/Arquivo/Agência Brasil Saúde cria serviço de referência para tratar câncer de colo de útero e de mama](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tânia Rêgo/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ), 24/08/2023 - Cariocas se refrescam na praia do Leme em meio a forte onda de calor. Foto:Tânia Rêgo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tomaz Siva/Agência Brasil Rio de Janeiro, (RJ), 24.01.2024 – Apresentadora do programa Sem Censura, Cissa Guimarães.. Foto: Tomaz Siva/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tiago Caldas/EC Bahia/Direitos Reservados bahia, vitória, campeonato baiano](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Frame/Reuters TV/Proibida reprodução Palestinian Hamas militants hand over hostages kidnapped during the October 7, 2023, attack on Israel by Hamas, to members of the International Committee of the Red Cross (ICRC) as part of a ceasefire and a hostages-prisoners swap deal between Hamas and Israel, in Gaza City, January 19, 2025 in this screen grab from a video. REUTERS/via Reuters TV](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)