Número de mortos da Operação Escudo sobe para 18

Publicado em 16/08/2023 - 18:50 Por Nelson Lin - Repórter Rádio Nacional - São Paulo

Duas pessoas foram mortas nesta terça no Guarujá, litoral paulista, por PMs e com isso o número de mortos da operação Escudo subiu para 18.

De acordo com nota da Secretaria de Segurança Pública, dois suspeitos dispararam contra equipes policiais, que reagiram atingindo os dois. Apesar de terem sido socorridos e levados para um hospital da região, eles não resistiram aos ferimentos. Junto com os suspeitos foram encontrados uma pistola e um revólver.

Também nesta terça, um delegado da Polícia Federal foi atacado por criminosos no Guarujá. Ele foi baleado na cabeça durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão na comunidade da Vila Zilda. O delegado foi encaminhado ao Hospital Santo Amaro, na mesma cidade e segundo a unidade de saúde, o estado dele é grave.

E o ouvidor da PM, Claudio Aparecido da Silva, relatou uma nova ameaça à sua vida. De acordo com sua assessoria, nesta segunda a ouvidoria recebeu uma ligação anônima que pedia informações sobre a agenda do ouvidor, assim como detalhes sobre seu carro e sua escolta.

Essa é a segunda ameaça que o ouvidor recebe desde o início da operação escudo. Desde o início da operação a ouvidoria tem recebido relatos de moradores nas comunidades do litoral paulista sobre torturas e execuções feitas por policiais.

Edição: Ana Lúcia Caldas / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Internacional

Internacional: mina desaba na Venezuela e Rafah tem 97 mortes em 24h

Palestinos na cidade de Rafah afirmam que a última noite foi uma das piores desde o início dos bombardeios em Gaza. Organização Médicos sem Fronteiras critica Estados Unidos por terem vetado, pela terceira vez, no Conselho de Segurança das Nações Unidas, uma resolução exigindo cessar-fogo imediato

Baixar arquivo
Política

Bolsonaro fica em silêncio em depoimento à PF sobre suposto golpe

Segundo a defesa de Bolsonaro, o silêncio do ex-presidente não foi apenas o uso de um direito constitucional, mas uma estratégia. A investigação da Polícia Federal apura a formação de uma suposta organização criminosa para dar um golpe de Estado.

Baixar arquivo
Saúde

Boletim Infogripe aponta aumento de casos de Síndrome Respiratória

Os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave, associados à covid-19, estão aumentando principalmente em estados do Sudeste e do Centro-Oeste. É o que aponta o último Boletim InfoGripe, divulgado nesta quinta-feira (22), pela Fiocruz.

Baixar arquivo
Economia

Receita Federal: União arrecada R$ 280 bilhões em janeiro

O resultado representa um crescimento de 6,67% em relação ao mesmo período do ano passado. E é o melhor já registrado para todos os meses de janeiro desde 1995, início da série histórica. Atividade econômica e receitas não recorrentes puxaram a alta

Baixar arquivo
Política

RJ: eleitores de Búzios vão às urnas em abril para escolher prefeito

A nova eleição acontece depois da cassação do mandato do prefeito e do vice-prefeito por abuso do poder econômico nas eleições de 2020.

Baixar arquivo
Internacional

G20 apoia a criação de um estado Palestino

Membros se reuniram no Rio de Janeiro. O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, destacou que um grande número de países manifestou preocupação com o alastramento do conflito no Oriente Médio

Baixar arquivo