Oito pessoas foram presas nesta quinta-feira na operação que investiga os atos golpistas de 8 de janeiro. Entre eles estão, um pastor evangélico, uma cantora gospel e influenciadores digitais. Essa é a décima quarta fase da Operação Lesa Pátria da Polícia Federal.
Os policiais foram às ruas para atender 10 mandados de prisão preventiva e 16 de busca e apreensão em Goiás, Bahia, Paraíba, Paraná, Santa Catarina e Distrito Federal. As ordens foram expedidas pelo Supremo Tribunal Federal.
Um dos presos é o pastor evangélico Dirlei Paiz. Ele é coordenador político do gabinete do presidente da Câmara de Vereadores de Blumenau, Almir Vieira. Em nota, o parlamentar informou que Paiz ocupa o cargo há pouco mais de dois meses por causa do trabalho como líder comunitário. Sobre a exoneração, disse que vai tomar as providências cabíveis e a situação será encaminhada para o setor jurídico da Câmara de Blumenau.
Também foram detidos a cantora gospel Fernanda Oliver e os influenciadores digitais, Isac Ferreira e Rodrigo Lima.
Os alvos desta fase da Lesa Pátria são suspeitos de terem estimulado o movimento chamado de “Festa da Selma”. Esse era um codinome usado nas redes sociais e aplicativos de mensagens para se referir às invasões.
A Rádio Nacional procura as defesas dos investigados, mas ainda não conseguiu contato.