Prefeitura de São Paulo vai instalar 200 câmeras no centro da cidade

Meta é colocar 20 mil câmeras em toda cidade até o fim do ano que vem

Publicado em 07/08/2023 - 19:58 Por Nelson Lin - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

A prefeitura de São Paulo assinou nesta segunda-feira (7) o contrato com um consórcio de empresas que vai administrar o sistema de câmeras conhecido como Smart Sampa. 

De acordo com a prefeitura, serão instaladas neste ano mais de 200 câmeras no centro de São Paulo, com reconhecimento facial automático para ajudar a reconhecer foragidos da justiça na região central, além de identificar possíveis desaparecidos. As câmeras também serão usadas para registrar delitos em andamento e, nesse caso, as autoridades policiais serão acionadas imediatamente. É o que explicou o secretário adjunto da secretaria de segurança urbana, Junior Fagotti.  

A meta é colocar 20 mil câmeras em toda a cidade até o fim do ano que vem, além de integrar 20 mil câmeras privadas e de outras concessionárias. O investimento da concessionária no sistema será de quase R$ 10 milhões.

Uma preocupação dos críticos do sistema é com seu uso para violação da privacidade e para burlar a lei geral de proteção dos dados, conforme explicou o pesquisador de direitos digitais do Idec, Luã Cruz. 

Mas a prefeitura afirma que haverá 2 comitês, um que garantirá o cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados, adotando medidas para restringir o acesso das informações das câmeras a poucas autoridades. E outro comitê, do Smart Sampa, irá avaliar se a imagem identificada de um eventual foragido da justiça corresponde realmente à pessoa procurada.  

Ainda assim, Luã afirma que o sistema possui algoritmos que falham na identificação de pessoas negras, e que por isso há uma campanha em curso, a “Tire meu rosto da sua mira”, contra a instalação desse sistema. 

Apesar de afirmar que não haverá participação de entidades da sociedade civil nos comitês, a prefeitura afirmou que apresentará os dados mensais do Smart Sampa, de forma transparente.

Edição: Nadia Faggiani

Últimas notícias
Geral

Chuvas no RS afetam 1,5 milhão de pessoas; 95 morreram

Até o momento, 131 pessoas estão desaparecidas, 159 mil desalojadas; 49 mil em abrigos e 372 feridas devido às enchentes no Rio Grande do Sul. 

Baixar arquivo
Geral

RS: decreto de calamidade pública valerá até 31 de dezembro de 2024

Senado e Câmara aprovaram o decreto legislativo que reconhece o estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul em razão das fortes chuvas.

Baixar arquivo
Geral

RS: agricultores, assentados e quilombolas contabilizam prejuízos

Gaúchos do campo perderam casas, galpões, currais, plantações e colheitas. A força das águas também levou animais e maquinário. 

Baixar arquivo
Saúde

Casos de dengue no Brasil já superam a projeção para o ano inteiro

O país já registrou mais de 4,5 milhões de casos prováveis de dengue; 2.336 pessoas morreram por causa da doença.

Baixar arquivo
Economia

Aumenta o endividamento das famílias brasileiras em abril

O número de consumidores que afirmaram não ter condições de pagar dívidas vencidas foi o maior no ano, chegando a 12% dos entrevistados.

Baixar arquivo
Geral

No Brasil, 26 milhões de residências têm inadequações

Inadequações são a carência de infraestrutura urbana, como energia elétrica, abastecimento de água, esgotamento sanitário e coleta de lixo. 

Baixar arquivo