O governador Cláudio Castro se reuniu nesta sexta-feira (29) com o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, para alinhar o plano de ação conjunta das forças estaduais e federais que vão atuar no Complexo da Maré.
Durante o encontro, Castro defendeu ações duras para enfrentamento da criminalidade que, nas palavras dele, “não tem a menor pena de usar crianças como escudo".
O governador antecipou que está sendo prevista uma ação para a área da Maré. A data, no entanto, não será divulgada. Castro se limitou a falar sobre a criação de um comitê Permanente e Integrado ao CICC-Centro Integrado de Comando e Controle- que integra todas as forças de segurança nacionais, com sedes regionais. E destacou a importância da inteligência no enfrentamento à violência.
As imagens divulgadas pela TV Globo nesta semana, de um treinamento de guerrilha feito por criminosos em plena luz do dia na Favela da Maré, foram alvo de comentários do secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, que antecipou a linha de ação na comunidade.
Na coletiva após o encontro, no Palácio Guanabara, foi confirmado que a Avenida Brasil, principal via da capital fluminense, será patrulhada pela Policia Rodoviaria Federal. Mas a data ainda não foi definida.
Também já é certo que, na próxima semana, o ministro da Justiça, Flávio Dino, irá lançar o Programa Nacional de Enfrentamento às Organizações Criminosas, que prevê, entre outras medidas, a criação de uma rede integrada com os estados para combater facções criminosas e a atuação delas nos portos brasileiros.