Governo Federal vai usar as Forças Armadas para combater o crime organizado em portos e aeroportos com base na GLO, a Garantia da Lei e da Ordem.
O presidente Lula assinou o decreto garantindo ação conjunta das Forças Armadas, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal nos portos do Rio de Janeiro, de Itaguaí e de Santos, além dos aeroportos do Galeão, no Rio, e Guarulhos, em São Paulo.
Lula disse que decidiu por uma ação federal para inibir quadrilhas e milícias.
A operação integrada também reforçará a fiscalização das áreas de fronteiras, com reforço de efetivo em São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e do Paraná.
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, disse que, dessa vez, o modelo de aplicação da GLO será diferente do que já foi feito antes, porque não substituirá o papel das polícias estaduais.
Também foi anunciada a criação de um plano de modernização tecnológica da atuação das forças em portos e aeroportos. Além da criação de um comitê com o governo do Rio de Janeiro para combater a lavagem de dinheiro e recuperação de ativos para enfraquecer o poder financeiro das quadrilhas.