GSI completa 85 anos e reforça equipamentos de segurança

Publicado em 27/11/2023 - 21:27 Por Antônio Trindade - Repórter TV Brasil - Brasília

O GSI, Gabinete de Segurança Institucional, completa 85 anos esta semana.

Responsável pela integridade do presidente da República, do vice e também dos palácios e residências oficiais, o órgão apresentou alguns dos novos equipamentos de segurança. Na área dos palácios e residências oficiais e dos anexos estão sendo instaladas 708 câmeras de segurança. Algumas com tecnologia de reconhecimento facial.

Para evitar novas invasões está em estudo a instalação de vidros blindados no Planalto. Esse processo conta com a atuação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o Iphan, já que trata-se de local tombado. O Centro de Controle também deve ser modernizado, assim como as guaritas de acesso.

O GSI tem atualmente mais de mil servidores, quase todos militares que se revezam nos palácios, viagens e deslocamentos do presidente e do vice. Uma mudança significativa que o atual governo já tinha feito na estrutura do GSI foi a transferência da Agência Brasileira de Informações, a Abin, para a Casa Civil.

A medida veio após os ataques do oito de janeiro que puseram o GSI no meio de uma crise entre acusações de falhas e de omissão, o então chefe da pasta época, general Gonçalves Dias, pediu exoneração. Ele chegou a prestar depoimento a CPMI que investigou o caso, mas o relatório final da comissão não pediu seu indiciamento.

O atual ministro chefe do GSI, general Marco Antônio Amaro dos Santos, fala sobre o desafio do órgão após os ataques de janeiro.

A primeira versão do Gabinete de Segurança Institucional foi criada em 1938, chamada de Gabinete Militar. Depois de ser renomeado como Casa Militar em 2015, uma medida provisória recriou o GSI em 2016.

Edição: Sheily Noleto / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Geral

Tribunal de Contas pede documentos sobre privatização da Sabesp

Documentação apresentada pelo governo estadual não contém o cumprimento das condições estabelecidas no termo que foi assinado entre a prefeitura de São Paulo e a gestão estadual.

Baixar arquivo
Segurança

Presos são transferidos de Penitenciárias Federais de Segurança Máxima

A transferência segue um rodízio periódico e tem como objetivo enfraquecer as lideranças do crime organizado. Por questões de segurança, a Secretaria Nacional de Políticas Penais não informa a localização dos presos, nem detalhes das operações

Baixar arquivo
Segurança

Mais policiais e cão farejador reforçam busca por fugitivos no RN

Uma equipe do Mato Grosso foi para Mossoró com dois agentes e um cão treinado para buscas e captura de humanos. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Acre tem 19 municípios em situação de emergência por causa das cheias

O Rio Acre, na capital, chegou a 17,68 metros na noite deste domingo, o terceiro maior registro de alta, desde o início do monitoramento, em 1971. Ministros do Desenvolvimento Regional e do Meio Ambiente visitam regiões alagadas nesta segunda (4)

Baixar arquivo
Geral

Ponte Rio-Niterói completa 50 anos nesta segunda

A ponte foi inaugurada em 1974, erguida sobre as águas da Baía de Guanabara ajuda a compor um dos principais cartões postais da cidade. Foram 5 anos para construir a via que liga a cidade do Rio de Janeiro ao município de Niterói, além da Região dos Lagos e do litoral norte fluminense.

Baixar arquivo
Saúde

Natal decreta situação de emergência por causa da dengue

A Prefeitura adotou a medida, que vale por 90 dias, devido ao crescimento da doença por três semanas seguintes, o que caracteriza uma epidemia.

Baixar arquivo