O GSI, Gabinete de Segurança Institucional, completa 85 anos esta semana.
Responsável pela integridade do presidente da República, do vice e também dos palácios e residências oficiais, o órgão apresentou alguns dos novos equipamentos de segurança. Na área dos palácios e residências oficiais e dos anexos estão sendo instaladas 708 câmeras de segurança. Algumas com tecnologia de reconhecimento facial.
Para evitar novas invasões está em estudo a instalação de vidros blindados no Planalto. Esse processo conta com a atuação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o Iphan, já que trata-se de local tombado. O Centro de Controle também deve ser modernizado, assim como as guaritas de acesso.
O GSI tem atualmente mais de mil servidores, quase todos militares que se revezam nos palácios, viagens e deslocamentos do presidente e do vice. Uma mudança significativa que o atual governo já tinha feito na estrutura do GSI foi a transferência da Agência Brasileira de Informações, a Abin, para a Casa Civil.
A medida veio após os ataques do oito de janeiro que puseram o GSI no meio de uma crise entre acusações de falhas e de omissão, o então chefe da pasta época, general Gonçalves Dias, pediu exoneração. Ele chegou a prestar depoimento a CPMI que investigou o caso, mas o relatório final da comissão não pediu seu indiciamento.
O atual ministro chefe do GSI, general Marco Antônio Amaro dos Santos, fala sobre o desafio do órgão após os ataques de janeiro.
A primeira versão do Gabinete de Segurança Institucional foi criada em 1938, chamada de Gabinete Militar. Depois de ser renomeado como Casa Militar em 2015, uma medida provisória recriou o GSI em 2016.
![Paulo Pinto/Agência Brasil São Paulo (SP), 20/09/2024 - Ministro da Fazenda Fernando Haddad em palestra na USP. sobre](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![REUTERS/Mohammed Salem/Proibida reprodução Palestina- 13/07/2024 Acampamento na área de Al-Mawasi em Khan Younis, Gaza, após ataque israelense Pelo menos 71 palestinos morrem, dizem autoridades de Gaza, em ataque de Israel contra chefe militar do Hamas
13/07/2024
REUTERS/Mohammed Salem](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tânia Rêgo/Agência Brasil Rio de Janeiro(RJ), 10/11/2024 - Primeiros estudantes deixam o local de prova no segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, na universidade UNINASSAU, no Flamengo, zona sul da cidade. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Perfil oficial do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro. Nossos militares seguem na missão de resgate em Petrópolis na tarde deata segunda-feira (21.03).
Na Rua Washington Luis, no Centro, houve deslizamento de terra e desabamento de imóveis.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sno5qi)