Prorrogado o emprego da Força Nacional no Rio de Janeiro, em apoio aos órgãos de segurança pública federal e estadual, para atuar na preservação da ordem. Pela nova portaria, fica autorizado o emprego até 31 de janeiro do ano que vem.
De acordo com portaria publicada nesta sexta-feira (17) no Diário Oficial, o contingente a ser disponibilizado obedecerá ao planejamento definido pela Diretoria da Força Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
A decisão de prorrogar a atuação da Força Nacional no Rio de Janeiro havia sido anunciada na última quarta-feira pelo ministro da Justiça e Segurança Pública Flávio Dino, por meio das redes sociais. De acordo com o ministro, a decisão foi tomada a pedido do governador do Rio, Cláudio Castro.
O reforço federal no estado teve início em 17 de outubro, quando a Força Nacional passou a patrulhar as principais rotas de roubo de cargas e veículos e tráfico de drogas e armas. No último dia 6, começou a valer o decreto da Lei e da Ordem em Portos e aeroportos do Rio de Janeiro e São Paulo.
![Isac Nóbrega/PR Brasília (DF), 02/04/2020 - Ministro da Casa Civil Braga Netto durante coletiva de Imprensa no Palácio do Planalto sobre as ações de enfrentamento no combate ao Covid-19. Foto: Isac Nóbrega/PR](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![REUTERS/Alexandre Meneghini/Proibida reprodução Ilustração de aposta online em celular
19/9/2024 REUTERS/Alexandre Meneghini](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Bruno Peres/Agência Brasil Brasília (DF), 05/12/2024 - O ministro Alexandre de Moraes durante sessão do STF. Foto: Bruno Peres/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcelo Camargo/Agência Brasil Brasília (DF), 29/02/2024 - Agentes da vigilância ambiental do DF fiscalizam residências no Guará, região administrativa do DF, em busca de focos do mosquito transmissor da dengue. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcello Casal JrAgência Brasil Usuário do transporte público do DF, adere ao uso de máscara descartável por precaução contra o coronavírus](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Arquivo/Marcelo Camargo/Agência Brasil Teste rápido para HIV/AIDS.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)