Para aumentar a segurança dos foliões no Carnaval 2024 e repetir o êxito de 2023, quando houve redução de crimes em São Paulo, a Secretaria de Segurança Pública paulista anunciou a Operação Carnaval. Haverá reforço de 15 mil policiais militares e seis mil viaturas em todo o estado. A mobilização começa já neste sábado, dia 3, com o pré-Carnaval. Depois, o efetivo ficará empenhado durante o Carnaval, entre os dias 5 e 16, e também no pós-Carnaval, no fim de semana dos dias 17 e 18.
Uma das modalidades de policiamento será a de aproximação, em que policiais a pé vão circular por locais estratégicos e de encontros públicos, para fácil localização, em caso de ajuda. Também haverá agentes à paisana, misturados ao público, em trajes civis, para observar atitudes suspeitas e evitar crimes.
Um aplicativo vai permitir que os policiais comuniquem imediatamente à central da PM, quando precisarem reforço. O comandante-geral da PM, coronel Cássio de Freitas, explicou como vai funcionar.
Além do policiamento ostensivo para flagrar roubos e furtos de celular, um dos crimes mais registrados atualmente, a PM vai atuar no combate à receptação dos aparelhos. A corporação treinou agentes para atuar também em casos de importunação sexual.
A Operação Carnaval vai contar também com o apoio da Polícia Rodoviária, para garantir a segurança nos deslocamentos pelas estradas. Também haverá colaboração de agentes da Operação Verão, que já está em andamento no litoral.