Cai o número de mortes causadas por policiais no Rio de Janeiro

Publicado em 26/02/2024 - 16:37 Por Tâmara Freire - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O número de pessoas mortas por intervenção de agentes do estado no Rio de Janeiro caiu drasticamente mais uma vez no primeiro mês do ano, em comparação com 2023.

Os 57 óbitos registrados este ano são quase a metade dos 104 ocorridos em janeiro do ano passado. Esse índice se refere às pessoas que foram mortas por algum agente de segurança em serviço, o que antigamente era chamado de auto de resistência.

As quedas em comparação com o ano anterior têm sido consistentes desde maio do ano passado, coincidindo com a instalação de câmeras nos uniformes dos policiais militares, que começou no mesmo mês e avanços gradativamente.

Hoje, mais de 12.700 câmeras monitoram o trabalho dos agentes de todos os batalhões do estado, incluindo os grupamentos especializadas.

O Bope, Batalhão de Operações Especiais, que é uma unidades mais letais, começou a usar as câmeras agora em janeiro. Os equipamentos captam a rotina dos agentes de forma ininterrupta, e não podem ser retirados ou pausados pelos policiais.

Todas as imagens são armazenadas por 60 dias em uma Central, de onde também podem ser vistas em tempo real. De acordo com a Secretaria de Polícia Militar, o material está disponível para a requisição de órgãos de controle como a Defensoria Pública e o Ministério Público.

No entanto, em agosto do ano passado, a Defensoria denunciou que recebeu imagens manipuladas, direcionadas para fora do ponto de ação, ou com a câmera obstruída. A PM diz que casos de mau uso do equipamento são investigados.

A diminuição das mortes por intervenção de agentes do estado impactou bastante o índice geral de letalidade violenta do estado, que em janeiro chegou ao menor número desde 2016. Foram 317 vítimas, contra 375 no ano passado.

Além dos casos de mortes por intervenção, esse indicador engloba os homicídios dolosos, latrocínios e lesões corporais seguidas por morte.

Edição: Editora web: Liliane Farias

Últimas notícias
Geral

RJ: Gaeco denuncia 58 policiais e requer bloqueio de R$ 300 milhões

Entre eles estão 29 policiais militares na ativa, 11 ex-policiais ou aposentados, 12 policiais civis, dois ex-policiais civis ou aposentados, um policial penal e três delegados de polícia.

Baixar arquivo
Esportes

João Pedro já está com a seleção brasileira para jogo contra Equador

João Pedro (do Brighton) foi convocado para a seleção brasileira para disputar a sétima rodada das eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. O atacante substitui Pedro (do Flamengo) que sofreu grave lesão. 

Baixar arquivo
Economia

Endividamento das famílias recua pelo segundo mês consecutivo

O percentual de famílias que relataram ter dívidas a vencer diminuiu de 78,5% em julho para 78% em agosto. Ainda assim, está acima dos 77,4% registrados em agosto do ano passado.

Baixar arquivo
Esportes

Goalball: seleção masculina conquista medalha de bronze em Paris

A equipe masculina não decepcionou, venceu a China por 5 a 3 e assegurou pela quarta edição seguida um lugar no pódio.

Baixar arquivo
Cultura

Fortificações e capela no Rio de Janeiro são tombadas pelo Iphan

O Rio de Janeiro conquistou o tombamento definitivo de mais dois importantes pontos turísticos do estado.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Campus Party Nordeste discute IA e modelos de negócios

Acadêmicos, pesquisadores, estudantes, empresas e profissionais da tecnologia estão reunidos em Pernambuco para trocar experiências e explorar oportunidades de negócios em um dos maiores eventos do setor no Brasil.

Baixar arquivo