SP tem queda de homicídios e roubos, mas estupros aumentaram

Publicado em 28/02/2024 - 19:59 Por Leandro Martins - repórter da Rádio Nacional - São Paulo

O mês de janeiro deste ano marca o menor número de homicídios dolosos desde 2001, na Região Metropolitana de São Paulo. Foram registradas 215 mortes, 14% menos em relação ao mesmo mês do ano passado. Os dados são da Secretaria da Segurança Pública paulista.

Houve queda também em casos de roubo no primeiro mês do ano, na comparação com janeiro do ano passado. Foram 34% menos roubos de veículos e 21% menos roubos de cargas. Já os furtos de veículos, quando não há violência ou ameaça, tiveram praticamente o mesmo número de casos de um ano para o outro, com quase duas mil ocorrências no mês.

Já as denúncias de estupros na Grande São Paulo aumentaram em 3%, em janeiro deste ano, na comparação com janeiro de 2023.

Segundo a Secretaria da Segurança, a queda na maior parte dos índices de criminalidade, se deve à ampliação do policiamento ostensivo e das investigações por parte da Polícia Civil. Outro dado apontado pela pasta é a retirada das ruas de 141 armas de fogo ilegais no mês passado, quase 30% a mais em relação a janeiro de 2023.

Edição: Nadia Faggiani / Liliane Farias

Últimas notícias
Geral

Operação mira esquema de venda ilegal de óleo de maconha

O esquema contava com a participação de influenciadores digitais na venda de óleo de maconha para uso em cigarros eletrônicos, os vapes. E os produtos eram vendidos por meio de sites na internet, de perfis em redes sociais e no Whatsapp.  

Baixar arquivo
Política

Pacheco defende PEC do Quinquênio

A proposta estabelece um bônus de 5% a cada cinco anos trabalhado para magistrados, Ministério Público, delegados da Polícia Federal, advogados públicos e outras categorias.

Baixar arquivo
Geral

Câmara aprova programa para setor de eventos com teto de R$ 15 bilhões

O Programa vai valer para setores como hotéis, shows, restaurantes e eventos esportivos. E ficam de fora, por exemplo, pensões, fretamento rodoviário de passageiros e excursões e transporte marítimo de passageiros aquaviários para passeios turísticos. 

Baixar arquivo
Justiça

AGU pede apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

A Advocacia-Geral da União solicitou ao Supremo Tribunal Federal a abertura de investigação sobre a divulgação de decisões judiciais determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes para retirar conteúdos considerados ilegais, postados por usuários da rede social X, antigo Twitter.

Baixar arquivo
Geral

Moraes autoriza PF aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

A Polícia Federal deverá esclarecer se Bolsonaro apresentou um cartão de vacinação falsificado ao entrar nos Estados Unidos, no final de 2022; e permanecer no país nos primeiros meses de 2023.

Baixar arquivo
Economia

INSS começa a pagar primeira parcela do décimo terceiro

Para quem recebe até um salário mínimo, os depósitos serão feitos até o dia 8 de maio. Já os segurados com renda mensal acima do piso nacional terão os pagamentos creditados a partir de 2 de maio. 

Baixar arquivo