logo Radioagência Nacional
Segurança

Mais de 90% dos fuzis apreendidos no RJ em 2023 eram importados

Baixar
Priscila Thereso - repórter da Rádio Nacional
23/04/2024 - 09:57
Rio de Janeiro

Mais de 90% dos fuzis apreendidos em 2023 pela Polícia Militar fluminense eram importados. O maior número estava em áreas onde existem disputas de território entre facções criminosas rivais. Isso foi o que demonstrou um estudo da Secretaria de Estado de Polícia Militar, que analisou a apreensão de 492 armamentos desse tipo no ano passado.

Um aspecto abordado no estudo da Subsecretaria de Inteligência da pasta diz respeito à marca dos fuzis retirados das mãos do crime. Do total, 199 vieram dos Estados Unidos. Ainda foram registrados 194 sem marca, ou seja, armas que entraram no país ou no estado separadas por peças e montadas posteriormente.

Os demais fuzis apreendidos são de 43 marcas diversas, praticamente todas de países do Hemisfério Norte.  

O estudo mostra que as apreensões se concentraram com maior intensidade em áreas da zona oeste da capital e da Baixada Fluminense: do total resgatado, 377 foram nessas regiões. Ainda sob o aspecto geográfico, o estudo destaca a expansão do crime organizado para o interior do estado.

Segundo a nota da Polícia militar, o levantamento indica que o tráfico internacional de armas representa um dos maiores desafios para a área de segurança pública do Rio de Janeiro, cuja solução depende de uma ação articulada entre as polícias do estado e as forças federais.

Os resultados do estudo foram compartilhados com a Polícia Federal.

x