![Rovena Rosa/Agência Brasil Uso de câmeras acopladas aos uniformes de policiais militares do estado de São Paulo para registro das suas ações, implementada em 18 unidades, ajudou a reduzir violência policial,trazendo resultados emblemáticos.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
O governo de São Paulo irá adquirir 12 mil novas câmeras portáteis para uso de suas forças de segurança. O edital para contratação foi publicado nesta quarta-feira no Diário Oficial. O número representa um acréscimo de 18% em relação ao contrato anterior, que se encerra agora em junho e disponibilizava pouco mais de 10 mil câmeras corporais para a Polícia Militar.
Nas novas câmeras corporais haverá integração com o Programa Muralha Paulista, com capacidade de identificar foragidos da justiça e placas de veículos roubados, além da possibilidade de compartilhamento automático dos registros com o Ministério Público e demais órgãos de controle.
O governador Tarcísio de Freitas e o secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, eram críticos do uso do equipamento. O argumento era o de que as câmeras podiam inibir o trabalho dos policiais. Eles chegaram a indicar em entrevistas que o programa poderia ser reduzido ou descontinuado. No entanto, mudaram de posição, agora com a publicação do edital. Guilherme Derrite afirmou que as câmeras corporais são aliadas da sociedade e que irão ajudar nas investigações futuras de qualquer tipo de crime.
Entidades que estudam o tema da segurança pública e direitos humanos como o Conectas, defendem a ampliação do uso de câmeras corporais afirmando que elas são um importante instrumento de controle e fiscalização de abusos por parte de policiais. Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, houve diminuição em mais de 62% na taxa de letalidade policial no estado de São Paulo em 2023 após a adoção das câmeras corporais.
![Joédson Alves/Agência Brasil Maceió (AL) 18/12/2023 – Centro integrado de monitoramento e alerta da Defesa Civil, agentes de plantão atendem os chamados da população e monitoram o tempo em toda a capital, para enviar alertas, quando necessário.
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![José Cruz/Agência Brasil Dinheiro, Real Moeda brasileira](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Reuters/Melina Mara/Proibida reprodução Washington , DC - January 20: Newly sworn-in President Donald Trump takes part in a signing ceremony in the President’s Room following the 60th inaugural ceremony on January 20, 2025, at the US Capitol in Washington, DC. Trump became the 47th president of the United States in a rare indoor inauguration ceremony. Also in attendance are: Senate Majority Leader Sen. John Thune (R-S.D.), Senate Minority Leader Sen. Chuck Schumer (D-N.Y.), Sen. Deb Fischer (R-Nebraska), Sen. Amy Klobuchar (D-Minn.), newly sworn-in Vice President JD Vance, Melania Trump, House Speaker Mike Johnson (R-La.), House Majority Leader Steve Scalise (R-La.) and House Minority Leader Hakeem Jeffries (D-N.Y.). Reuters/Melina Mara/Proibida reprodução](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![ABIR SULTAN/Pool via REUTERS/Proibida reprodução Benjamin Netanyahu em Tel Aviv
31/12/2023 ABIR SULTAN/Pool via REUTERS](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Pedro Souza/Atletico Cuca deixa o comando do Atlético-MG
Foto: Pedro Souza / Atlético](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![José Cruz/Agência Brasil Brasília (DF), 21/01/2025 - O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva durante reunião para tratar sobre questões ambientais e definir o presidente da COP30, André Corrêa do Lago. Foto: José Cruz/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)