São Paulo vai adquirir 12 mil câmeras portáteis para policiais

Publicado em 22/05/2024 - 15:16 Por Nelson Lin, repórter da Rádio Nacional - São Paulo

O governo de São Paulo irá adquirir 12 mil novas câmeras portáteis para uso de suas forças de segurança. O edital para contratação foi publicado nesta quarta-feira no Diário Oficial. O número representa um acréscimo de 18% em relação ao contrato anterior, que se encerra agora em junho e disponibilizava pouco mais de 10 mil câmeras corporais para a Polícia Militar. 

Nas novas câmeras corporais haverá integração com o Programa Muralha Paulista, com capacidade de identificar foragidos da justiça e placas de veículos roubados, além da possibilidade de compartilhamento automático dos registros com o Ministério Público e demais órgãos de controle.

O governador Tarcísio de Freitas e o secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, eram críticos do uso do equipamento. O argumento era o de que as câmeras podiam inibir o trabalho dos policiais. Eles chegaram a indicar em entrevistas que o programa poderia ser reduzido ou descontinuado. No entanto, mudaram de posição, agora com a publicação do edital. Guilherme Derrite afirmou que as câmeras corporais são aliadas da sociedade e que irão ajudar nas investigações futuras de qualquer tipo de crime.

Entidades que estudam o tema da segurança pública e direitos humanos como o Conectas, defendem a ampliação do uso de câmeras corporais afirmando que elas são um importante instrumento de controle e fiscalização de abusos por parte de policiais. Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, houve diminuição em mais de 62% na taxa de letalidade policial no estado de São Paulo em 2023 após a adoção das câmeras corporais.

Edição: Ana Lúcia Caldas

Últimas notícias
Política

TSE proíbe PRF de bloquear rodovias durante as eleições

Nova regra foi criada para não criar obstáculo e permitir a livre circulação de eleitores nos dias de votação das eleições. 

Baixar arquivo
Saúde

Baixa umidade do ar e seca podem provocar sangramento nasal

O sangramento nasal, conhecido como epistaxe, ocorre principalmente por causa do ressecamento das vias nasais e afeta especialmente pessoas com doenças respiratórias como rinite alérgica. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Animais no litoral do ES estão contaminados com metais pesados

Os dados são do Programa de Monitoramento da Biodiversidade Aquática da porção capixaba do Rio Doce e região marinha e costeira adjacente. O trabalho foi executado pela Fundação Espírito-santense de Tecnologia; e pela Universidade Federal do Espírito Santo. 

Baixar arquivo
Saúde

Internações hospitalares por doenças respiratórias aumentam 28%

O estudo mostra que mudanças bruscas de temperatura, tempo seco e poluição têm elevado o número de casos, o que fez as doenças respiratórias sobrecarregarem as unidades de saúde.

Baixar arquivo
Esportes

Flamengo recebe o Penharol no Maracanã pela Libertadores

Vamos começar com a série B do Campeonato Brasileiro. O Sport empatou com o Goiás em 1 a 1 na Arena Pernambuco, em Goiânia. O Vila Nova passou pela Chapecoense 3 a 2 jogando em Manaus. O Amazonas bateu o Operário 2 a 1, em Belo Horizonte.

Baixar arquivo
Economia

Senacon apura se celulares novos têm apps de aposta pré-instalados

A Secretaria Nacional do Consumidor deu 10 dias para oito fabricantes de celulares esclarecerem a possível pré-instalação de aplicativos de apostas em aparelhos novos.

Baixar arquivo