Candidatas a vaga na PM não precisam apresentar exame ginecológico

Publicado em 11/06/2024 - 14:28 Por Solimar Luz - Rio de Janeiro

Atendendo a um pedido do Ministério Público do Rio de Janeiro, a Justiça determinou o fim da exigência de exames ginecológicos de candidatas em concurso público da Polícia Militar.

A Decisão destaca caráter discriminatório, já que não há pedido de qualquer exame adicional correspondente para candidatos do sexo masculino.

O Juízo da Quarta Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça do Rio lembrou que há decisão recente do Supremo Tribunal Federal sobre a questão.

O concurso para soldado da Polícia Militar do Rio de Janeiro está em andamento. As provas são aplicadas pela FGV Conhecimento. São oferecidas duas mil vagas de soldado, sendo 1.800 para homens e 200 para mulheres.

A próxima etapa, que será realizada no dia 7 de julho, tem caráter classificatório e eliminatório. As provas serão realizadas de uma às quatro da tarde e os candidatos devem chegar com 30 minutos de antecedência, quando os portões serão fechados.

Edição: Roberta Brito / Eliane Gonçalves

Últimas notícias
Internacional

Suprema Corte dos EUA decide manter amplo acesso a pílula abortiva

Na Argentina, Senado aprova pacote de medidas de ajuste fiscal proposto do Millei. Diretor da OMS alerta sobre a fome catastrófica em Gaza. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula critica acúmulo de fortunas em evento da ONU sobre justiça social

Em evento da Organização das Nações Unidas (ONU), sobre o mundo do trabalho, o presidente Lula defendeu o trabalho digno, o combate à pobreza e a concentração de renda.Br

Baixar arquivo
Esportes

Se Franca vencer hoje contra Flamengo, consquista título do NBB

O quarto jogo dos playoffs do Novo Basquete Brasil entre Flamengo e Franca acontece nesta quinta-feira, 13, às 18h30 no Maracanãzinho.

Baixar arquivo
Cultura

Hoje é dia de Batizado do Boi em grupos de Bumba Meu Boi no Maranhão

O ritual faz parte dos festejos juninos do estado e a data varia a cada ano. Muitos grupos aproveitam o 13 de junho, dia de Santo Antônio, para realizar o batizado, que que mistura religiosidade e cultura, envolve orações, toadas e até mesmo um padrinho convidado a cada ano.  

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Número de refugiados no Brasil mais que dobrou em 2023

"Brasil é um país acolhedor, mas precisa melhorar a integração", critica haitiana refugiada no Brasil e representante de uma associação de mulheres imigrantes. 

Baixar arquivo
Internacional

Comissão Brasil-França discute criação de "Fronteiras Solidárias"

Em Macapá, no Amapá, está acontecendo a edição de número 13 da Reunião da Comissão Mista Transfronteiriça Brasil-França.

Baixar arquivo