Força Nacional volta ao entorno de Terra Indígena Turé-Mariquita

Região vive conflito prolongado em torno do cultivo de dendê

Publicado em 03/06/2024 - 14:17 Por Gabriel Corrêa - repórter da Rádio Nacional - São Luís

A presença da Força Nacional de Segurança Pública foi autorizada pelo Ministério da Justiça em dois municípios do entorno da Terra Indígena Turé-Mariquita, no nordeste do Pará.

A portaria foi publicada no Diário Oficial desta segunda-feira (3). Os agentes irão atuar em apoio à Polícia Federal (PF), nas cidades de Tomé-Açu e Acará por três meses.

A operação será articulada com órgãos de segurança pública do estado e terá o apoio logístico da PF, que vai dispor da infraestrutura necessária à Força Nacional. Não foi informado quantos agentes serão deslocados para o Pará.

Desde agosto do ano passado, essa é a quarta autorização para a Força Nacional auxiliar a Polícia Federal nos dois municípios, que ficam no entorno da Terra Indígena Turé-Mariquita, com 147 hectares, além de comunidades quilombolas.

De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), a região vive uma "situação de insegurança" há pelo menos 15 anos, e os conflitos territoriais vêm se intensificando e impactando povos indígenas e comunidades quilombolas, conforme a monocultura de cultivo do azeite de dendê, ou óleo de palma, avança no nordeste do Estado.

Em janeiro deste ano, a Polícia Federal prendeu duas lideranças indígenas, investigadas como responsáveis por conflitos entre os povos tradicionais da região. De acordo com a PF, havia disputas entre os próprios indígenas Tembé e com quilombolas, pelas terras produtivas de dendê.

Já em setembro de 2023, 225 trabalhadores vítimas de trabalho escravo foram resgatados de diferentes fazendas com plantações de dendê, e também açaí e soja, inclusive na cidade de Tomé-Açu.

No ano passado, na semana em que a Força Nacional foi convocada pela primeira vez, três indígenas Tembé foram baleados. De acordo com denúncia recebida pelo Conselho Nacional de Direitos Humanos, o ataque foi em represália a denúncias anteriores. Meses antes, por exemplo, o cacique Lúcio Gusmão Tembé, foi baleado na cabeça.

 Segundo o Instituto Socioambiental, 38 indígenas Tembé vivem no território Turé-Mariquita, considerado o menor território demarcado no país.

Edição: Ana Lúcia Caldas/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Geral

Caso Marielle: Rivaldo Barbosa diz que não conhece os irmãos Brazão

Rivaldo Barbosa, o conselheiro do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro Domingos Brazão e o deputado federal Chiquinho Brazão foram denunciados ao STF pela Procuradoria Geral da República por homicídio e organização criminosa.

Baixar arquivo
Geral

Aeroporto de Porto Alegre deverá ser reaberto no fim do ano

Foi iniciada a limpeza da pista de pousos e decolagens. Estão sendo retirados entulhos e detritos. A resistência do solo e das próprias pistas está sendo avaliada.

Baixar arquivo
Internacional

Lula recebe o presidente da Croácia

O presidente da Croácia, Zoran Milanović, destacou a importância do diálogo com países como o Brasil. Ele disse que isso fortalece os países pequenos, como a Croácia.

Baixar arquivo
Saúde

Obesidade infantojuvenil eleva custos do SUS

Levantamento mostra que os custos de atendimentos médicos relacionados à obesidade infantojuvenil no Sistema Único de Saúde ultrapassaram R$ 225 milhões entre 2013 e 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Brasil responde por 80% dos casos de dengue no mundo

O Brasil é o país com o maior número de notificações de dengue em 2024. São 6 milhões e 300 mil casos prováveis, sendo mais de 3 milhões confirmados em laboratório.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: conheça os confrontos das oitavas de final

Conmebol fez o sorteio dos duelos. Um deles vai brasileiro. Palmeiras vai jogar contra o Botafogo. Os jogos das oitavas de final da Libertadores serão disputados no mês de agosto.

Baixar arquivo