Abin paralela: PF apura espionagem ilegal e prende cinco pessoas

Organização criminosas também divulgava fake news

Publicado em 11/07/2024 - 18:55 Por Sayonara Moreno - repórter da Rádio Nacional - Brasília

O episódio conhecido como “Abin paralela” ganha mais um capítulo: cinco pessoas foram alvo de prisão preventiva, nesta quinta-feira (11), pela Polícia Federal, na quarta fase da operação Última Milha, que começou no ano passado.

A investigação mostrou que os envolvidos – como delegados cedidos para a ABIN, Agência Brasileira de Inteligência, e servidores – espionavam, de forma ilegal, autoridades e jornalistas, por meio do sistema de inteligência First Mile. Após a operação, nesta quinta, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, retirou o sigilo da apuração sobre a Abin e a atuação do chamado  "gabinete do ódio", no governo passado.

Segundo o relatório, Alexandre de Moraes era um dos espionados, indevidamente pelos investigados. O documento lista, ainda, outros ministros do Supremo, Dias Toffoli, Luis Roberto Barroso e Luiz Fux. Também parlamentares, como o presidente da Câmara, Arthur Lira, o deputado federal Kim Kataguiri; e os senadores membros da CPI da covid: Alessandro Vieira, Omar Aziz, Renan Calheiros e Randolfe Rodrigues. Após ter acesso ao relatório da PF, o senador Randolfe Rodrigues falou sobre o assunto.

Segundo a PF, a organização criminosa acessava, ilegalmente, computadores, telefones e aparelhos de telecomunicações para monitor essas pessoas; e criava perfis falsos nas redes sociais para divulgar informações falsas, as fake news.

Há mais de dois anos, a PF enviou ao Supremo um relatório que apontava a existência de uma milícia digital que atuava por meio do chamado “gabinete do ódio”, contra as instituições democráticas do Brasil.

Os agentes da PF foram às ruas nesta quinta, para cumprir, além dos cinco mandados de prisão, sete de busca e apreensão em cinco cidades. Os alvos podem responder pelos crimes de organização criminosa, interceptação clandestina de comunicações e invasão de aparelhos como computadores e celulares. 

Edição: Roberta Lopes / Liliane Farias

Últimas notícias
Direitos Humanos

G20: Encontro Estados do Futuro debate, até 24/07, os desafios globais

O ministro das Relações Exteriores Mauro Vieira destacou nesta segunda-feira alguns dos principais desafios globais e reforçou a importância do papel do Estado neste enfrentamento. 

Baixar arquivo
Internacional

Kamala Harris participa de primeiro evento público como pré-candidata

A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, participou de um evento em público pela primeira vez como pré-candidata do Partido Democrata e elogiou o presidente Joe Biden. Disse que o firmou que o legado de Biden nos últimos três anos é incomparável na história moderna.

Baixar arquivo
Esportes

Botafogo, com 39 pontos, mantém a liderança da série A do Brasileirão

Após a realização da 18ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, a parte de cima da tabela de classificação pouco alterou. Já a parte de baixo deu uma mexida.

Baixar arquivo
Internacional

Líderes mundiais comentam decisão de Joe Biden de retirar candidatura

Nas redes sociais, no início da tarde desta segunda-feira, Lula escreveu que o Brasil tem uma parceria estratégica com os Estados Unidos e que a relação do país continuará com quem vencer a eleição.

Baixar arquivo
Internacional

Nome de Kamala Harris ainda não é consenso no partido dos Democratas

Pelo menos um nome ainda pode concorrer com Kamala para escolha de quem irar disputar contra Donald Trump: o de Sherrod Brown, Senador por Ohio. Analistas avaliam que se Kamala for hábil em unir Democratas pode fortalecer a campanha contra Trump. 

Baixar arquivo
Cultura

Galeria Virtual destaca arte de rua no Maranhão e Pará

O portal reúne trabalhos inéditos e autorais de jovens talentos e artistas já reconhecidos dos dois estados, que utilizam várias expressões de arte urbana como grafite, stencil e colagem.

Baixar arquivo