Mais um suspeito é preso pelo assassinato de Mãe Bernadete

Acusado estava em um bairro nobre de Salvador

Publicado em 24/07/2024 - 13:10 Por Gabriel Brum - repórter da Rádio Nacional - Brasília

Mais um dos suspeitos da morte da Mãe Bernadete foi preso nessa terça-feira (23) à noite, em Stella Maris, um bairro nobre de Salvador. A ação foi realizada por policias civis do Departamento de Repressão ao Narcotráfico.

O criminoso estava entre os mais procurados pela Segurança Pública da Bahia e, junto com ele, foram apreendidas uma pistola e drogas.

Com a prisão, agora, dos cinco suspeitos, três estão presos. Dois continuam foragidos, um deles é considerado o líder do grupo criminoso e mandante do assassinato.

Na segunda-feira, a Justiça da Bahia decidiu levar à júri popular dois acusados que já estavam presos e o líder do grupo, que ainda não se apresentou, mas já tem advogado constituído no processo.

O homem que foi preso ontem vai responder em processo separado para não prejudicar o andamento do julgamento. A 1ª Vara criminal de Simões Filho atendeu ao pedido do Ministério Público do Estado para que a ação fosse desmembrada.

Todos os denunciados vão responder pelos crimes de homicídio qualificado cometido por motivo torpe, de modo cruel, sem possibilitar a defesa da vítima e para assegurar a execução.

Mãe Bernadete era uma importante liderança quilombola na comunidade de Pitanga dos Palmares, no município de Simões Filho. Ela foi assassinada no dia 17 de agosto de 2023 com 25 tiros, dentro de casa – onde estavam os três netos dela, de 12, 13 e 18 anos.

Os investigadores concluíram que Mãe Bernadete foi morta porque se posicionou de maneira firme contra o tráfico de drogas na região. Em especial contra a construção ilegal de uma barraca que serviria de ponto de vendas do grupo criminoso na barragem de Pitanga dos Palmares. O local é área de preservação ambiental.

Edição: Nádia Faggiani/Sumaia Villela

Últimas notícias
Política

PF prende candidato a vereador foragido por atos golpistas de 8/1

A Polícia Federal prendeu, no sábado, o candidato a vereador Marcos Geleia Patriota, do partido Novo, que concorre ao cargo em Céu Azul, no Paraná.

Baixar arquivo
Geral

Inpe aponta que focos de incêndio caíram pela metade no país

De sexta para sábado, houve uma redução de 56%, passando de 5.500 para 2.400. Os dados são do Programa de Queimadas do Inpe, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Baixar arquivo
Saúde

Cidade de São Paulo está em alerta para índice de raios ultravioleta

Os paulistanos terão de redobrar o cuidado com a pele e evitar exposição ao Sol a partir da próxima quinta-feira, dia 19. Isso porque a cidade de São Paulo atingirá o IUV, Índice Ultravioleta 11, considerado extremo pela Organização Mundial da Saúde.

Baixar arquivo
Saúde

Saiba como se proteger do tempo seco e da baixa qualidade do ar

Queimadas e altas temperaturas em boa parte do país levam o Ministério da Saúde a reforçar orientações para a proteção dos brasileiros. Em áreas com dificuldade de acesso à água potável há risco de desidratação e a fumaça das queimadas pode provocar doenças respiratórias.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Comunidades isoladas por seca no Amazonas esperam por ajuda

Em estado de emergência, Manaus começa distribuir cestas básicas e kits para as famílias das comunidades dos rios Negro e Amazonas nesta segunda-feira (16). Nível do Rio Negro está quatro metros mais baixo que comparado com 2023, quando foi registrada a pior estiagem em 120 anos. 

Baixar arquivo
Política

Eleições 2024: De 5.569 municípios, só 103 podem ter 2º turno

103 municípios brasileiros podem ter segundo turno para a escolha de prefeitos nas eleições de outubro deste ano. Isso porque essas localidades contam com mais de 200 mil eleitores registrados, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Baixar arquivo