Operação apura fraudes no INSS entre 2019 e 2022

49 contas da Caixa e benefícios previdenciários foram fraudados

Publicado em 23/07/2024 - 20:17 Por Oussama El Ghaouri, repórter da Rádio Nacional - Brasília

Uma operação para apurar fraudes em benefícios do INSS foi colocada nas ruas nesta terça-feira. A Polícia Federal e uma força-tarefa da Previdência Social cumpriram sete mandados de busca e apreensão. 

As investigações indicam que, entre 2019 e 2022, um grupo criminoso com 11 pessoas se passava por beneficiários do INSS. Eles usavam documentos falsos, com suas próprias fotos, para abrir contas na Caixa e solicitavam a transferência dos benefícios previdenciários para essas contas. E em alguns casos, faziam empréstimos consignados, usando a margem dos benefícios desviados. 

Os reais beneficiários, quando não recebiam os benefícios, procuravam o INSS e descobriam que os valores tinham sido desviados para contas abertas pelos falsários. 

Segundo as investigações, 49 contas da Caixa e benefícios previdenciários foram fraudados. As investigações revelaram fraudes em pelo menos 49 contas da Caixa e benefícios previdenciários. As identidades utilizadas ostentavam fotos dos mesmos investigados. 

A operação acontece depois do Governo Federal anunciar que vai revisar cerca de 680 mil benefícios do INSS. O objetivo é combater fraudes e irregularidades e, ainda, ajudar a cortar R$ 15 bilhões em gastos para o governo atingir o déficit zero nas contas públicas deste ano. Ou seja, não gastar mais do que arrecada em 2024. Essa foi a meta estabelecida para este ano no novo marco fiscal proposto pelo próprio governo, aprovado pelo Congresso e sancionado pelo presidente Lula em 2023. 

Edição: Bianca Paiva / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Internacional

Venezuela: Opositor nega que cometeu crime ao divulgar atas da eleição

A Justiça venezuelana emitiu uma ordem de prisão contra Edmundo Gonzales. O opositor está na Venezuela e negou ofertas de asilo.

Baixar arquivo
Justiça

STF alerta para golpes financeiros em nome do tribunal

As mensagens enviadas por criminosos ameaçam consequências jurídicas graves, caso não haja o pagamento de valores. A ação dos ladrões também é usada para obter informações confidenciais das vítimas, como senhas e dados bancários.

Baixar arquivo
Educação

Conselho de Segurança Alimentar pede reajuste dos valores da merenda

A presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar, Elisabetta Recine, enviou ao presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, um ofício pedindo mais recursos para o Programa Nacional de Alimentação Escolar em 2025. 

Baixar arquivo
Geral

RJ: Gaeco denuncia 58 policiais e requer bloqueio de R$ 300 milhões

Entre eles estão 29 policiais militares na ativa, 11 ex-policiais ou aposentados, 12 policiais civis, dois ex-policiais civis ou aposentados, um policial penal e três delegados de polícia.

Baixar arquivo
Esportes

João Pedro já está com a seleção brasileira para jogo contra Equador

João Pedro (do Brighton) foi convocado para a seleção brasileira para disputar a sétima rodada das eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. O atacante substitui Pedro (do Flamengo) que sofreu grave lesão. 

Baixar arquivo
Economia

Endividamento das famílias recua pelo segundo mês consecutivo

O percentual de famílias que relataram ter dívidas a vencer diminuiu de 78,5% em julho para 78% em agosto. Ainda assim, está acima dos 77,4% registrados em agosto do ano passado.

Baixar arquivo