Policiais acusados de homicídio voltam ao trabalho em São Paulo

Publicado em 29/07/2024 - 15:08 Por Leandro Martins - São Paulo

Dois policiais militares acusados de homicídio vão voltar ao trabalho. Foi o que decidiu o Tribunal de Justiça de São Paulo, com o aval do Ministério Público local. Os PMs foram acusados de homicídio, cometido durante a Operação Escudo, em 2023.  

No último dia 16, o cabo Ivan Pereira da Silva e o capitão Marcos Correa de Moraes Verardino, ambos da Rota, tropa de elite da PM paulista, se tornaram réus pela morte de Fabio Oliveira Ferreira, de 40 anos, em Guarujá, litoral sul paulista. Imagens do celular de uma testemunha mostram que, durante uma abordagem, ambos fuzilaram a vítima já rendida.

Na decisão, que atende parcialmente a pedido da defesa dos PMs, o Tribuntal de Justiça alega que a ausência dos policiais causaria prejuízos à instituição, que já enfrenta déficit de pessoal. No entanto, eles vão trabalhar somente no serviço interno da corporação.

E foram estabelecidas outras condições: os réus estão proibidos de exercer qualquer atividade a menos de 50 quilômetros do Guarujá;  não devem manter contato ou se aproximar a menos de 200 metros de testemunhas ou parentes das vítimas e;  devem entregar as armas à corporação - inclusive as particulares, se tiverem. Durante o processo, os dois policiais ficaram proibidos de portar arma de fogo.

A Operação Escudo completou um ano nesse domingo. Em 40 dias, 28 pessoas morreram em supostos confrontos com a polícia.

Edição: Leila dos Santos / Eliane Gonçalves

Últimas notícias
Meio Ambiente

Brasil tem períodos de seca mais prolongados, diz Inpe

Pesquisa mostra que entre 1961 a 1990, o número de dias consecutivos secos era de 80 a 85 dias. Na década mais recente, o número subiu para cerca de 100 dias. 

Baixar arquivo
Geral

Casal é preso por dopar macacos no Jardim Botânico do Rio

O casal foi abordado e detido pelos agentes dentro do parque e conduzido à delegacia. Os dois vão responder por crimes contra o meio ambiente.

Baixar arquivo
Esportes

Alison dos Santos chega em 3º nos 400m com barreiras, na Suíça

Alison dos Santos supera lesão e fica em 3º lugar na prova dos 400 metros com barreiras em Bellizona, na Suíça. Já os tenistas Thiago Monteiro, Filipe Meligeni, Rafael Matos e Marcelo Melo participam da Copa Davis, em Bolonha, na Itália. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

São Paulo teve o ar mais poluído do mundo nessa segunda-feira (9)

Os dados são do site suíço IQAir, especializado em tecnologia da qualidade do ar, e que organiza um ranking com as principais cidades do mundo. De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências, a névoa seca que cobre a cidade é composta principalmente por fuligem, resultante das queimadas, poeira e poluição. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Estudo: árvores morrem em até 10 anos após queimadas

O experimento revela os efeitos de longo prazo das queimadas, que em 2024 já atingiram o maior número dos últimos 14 anos no Brasil.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Estiagem severa ameaça vida de botos no Lago Tefé, no Amazonas

O nível do lago está a apenas 1 metro de atingir o mínimo do ano passado. A situação atual já está dificultando o monitoramento da saúde dos animais.

Baixar arquivo