Cartilha ajuda mulheres a perceber e agir contra violência de gênero

Publicado em 07/08/2024 - 04:40 Por Gésio Passos - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O primeiro passo para uma mulher possa sair de uma situação de violência de gênero é identificar essa violência. 

E, pensando nisso, o Ministério Público do Distrito Federal lançou a cartilha “Violência contra a mulher: o que você precisa saber?”, para marcar os 18 anos da Lei Maria da Penha, criada para combater a violência doméstica e familiar contra a mulher.

A ouvidora das Mulheres do MP do DF, Mariana Nunes, destaca  a importância de levar informações à sociedade.

O feminicídio, contudo, é o último estágio de um ciclo de violência que começa muito antes, explica de forma didática a cartilha, elaborada pelo Ministério Público.

O material apresenta, por exemplo, um “violentômetro”, que alerta sobre atitudes menos graves, mas que podem ser sinais precoces de uma possível violência física ou mesmo do assassinato da mulher. O que vai desde de chantagear, mentir e ofender, a controlar, proibir e confinar.
 
A Ministra do STF Carmén Lúcia defendeu a proteção das mulheres como forma de construir uma sociedade livre, justa e solidária.

O material orienta ainda sobre o que fazer em caso de violência, como ligar para o número 190, se o ato violento estiver em curso, ou procurar uma Delegacia de Atendimento à Mulher ou a delegacia de polícia mais próxima.

Outra opção é procurar o próprio Ministério Público de seu estado, preferencialmente os núcleos que sejam voltados ao atendimento de casos de violência doméstica.

A Lei Maria da Penha, por exemplo, tem medidas protetivas que visam a integridade física e patrimonial da vítima, e que podem ser acionadas pela mulher de forma urgente, na própria delegacia, independentemente do registro do boletim de ocorrência.

A Cartilha “Violência contra a mulher: o que você precisa saber?” pode ser encontrada no site: www.mpdft.mp.br.
 
* Com informações da Agência Brasil

Edição: Daniella Longuinho / Pedro Lacerda

Últimas notícias
Internacional

Mesmo com asilo, oposição da Venezuela diz que assume poder em janeiro

O ex-candidato à presidência da Venezuela, o opositor Edmundo González Urrutia, deixou o país sul-americano e pousou na Espanha nesse domingo na condição de asilado político.

Baixar arquivo
Política

Núcleo de apoio que garante a tranquilidade das eleições ganha reforço

A menos de um mês para as eleições, a Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica integra o Núcleo Institucional de Apoio Eleitoral para o pleito de 2024. A Portaria foi assinada pela Ministra Cármen Lúcia, Presidente do Tribunal Superior Eleitoral.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Fim de semana teve mais de 8 mil focos de incêndio no país

Brasil registra mais de 8 mil focos de incêndio em 48 horas e a situação entre Mato Grosso e Tocantins é a mais grave.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Incêndios queimaram mais de 10 mil hectares de florestas em Goiás

Os Bombeiros em Goiás tentam combater as chamas que atingem parte da Chapada dos Veadeiros e a Área de Proteção Ambiental Pouso Alto, desde a última quinta-feira. As equipes têm enfrentado o desafio de combate ao chamado "fogo subterrâneo".

Baixar arquivo
Esportes

Brasil fecha Paralimpíada em quinto lugar no quadro de medalhas

O Brasil havia atingiu seu recorde de medalhas na história de uma edição de Jogos Paralímpicos: 89 pódios em Paris 2024, superando os 72 conquistados nos jogos Rio 2016 e em Tóquio 2020. São 25 de ouro, 26 de prata e 38 de bronze.

Baixar arquivo
Internacional

Opositor venezuelano Edmundo González chega para asilo na Espanha

O ex-candidato da oposição, Edmundo González, decolou de Caracas, deixando a Venezuela, com destino à Espanha nesse sábado (8), segundo comunicado oficial do próprio governo espanhol. González foi em um avião da Força Aérea Espanhola.

Baixar arquivo