Em resposta a operação da PM, nove ônibus são sequestrados no Rio
Nove ônibus foram sequestrados e usados como barricada nesta quarta-feira (16) na região da Muzema, em Jacarepaguá, zona oeste do Rio de Janeiro. A ação foi uma resposta a operação da Polícia Militar na comunidade Tijuquinha.
O objetivo da operação, de acordo com a PM, foi evitar disputas territoriais entre grupos rivais na região. A PM também confirmou que a finalidade dos criminosos era atrapalhar a operação em curso.
A Rio Ônibus informou que nos últimos 12 meses já foram 131 veículos sequestrados e usados como barricadas e que todas as linhas que circulam pela região sofreram desvios de itinerário.
O sindicato reforçou ainda que a recorrência dos casos reitera a necessidade de ações efetivas por parte das autoridades de segurança pública do Rio de Janeiro, para garantir o direito de ir e vir do cidadão.
A PM destacou que o policiamento no entorno da comunidade da Muzema foi reforçado por policiais do 31º Batalhão e do Batalhão de Rondas Especiais e Controle de Multidão, que também auxiliaram na desobstrução da via.
A Secretaria Municipal de Saúde informou que uma clínica da família teve o funcionamento interrompido e que, neste ano, os episódios de instabilidade e violência em diversas regiões da cidade ocasionaram 879 registros de fechamento temporário de unidades de saúde.
Já a Secretaria Municipal de Educação disse que as escolas funcionaram de forma presencial, mas com protocolo de segurança acionado.