Governo Federal quer constitucionalizar o Sistema Único de Segurança
![Valter Campanato/Agência Brasil Brasília (DF), 31/10/2024 - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante reunião com ministros e governadores. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
O presidente Lula recebeu na tarde desta quinta-feira, no Palácio do Planalto, governadores e vice-governadores de 20 estados e do Distrito Federal para debater segurança pública. Também participaram representantes do Legislativo e do Judiciário, além de associações de prefeitos e secretários estaduais de segurança.
Os gestores estaduais foram convidados para conhecer e opinar sobre a Proposta de Emenda à Constituição que busca integrar o SUSP, Sistema Único de Segurança Pública, criado por lei em 2018, na Constituição Federal. O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, autor da PEC da Segurança Pública, destacou os principais pontos da proposta, o que inclui aumentar a participação da União na segurança, atualizar a competência da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal e instituir um fundo nacional.
A PEC sugere que o Sistema Único de Segurança Pública funcione a semelhança do Sistema Único de Saúde e do Sistema Nacional de Educação, modelo que, segundo o governo federal, não interfere na autonomia dos estados.
O governo federal quer ainda uniformizar protocolos, dados e informações estatísticas, mas com cada estado utilizando o seu sistema.
Na abertura do encontro, o presidente Lula expressou preocupação com o poder e a difusão do crime organizado, e propôs um pacto federativo de segurança.
Durante o debate, o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, cobrou atuação federal no combate à lavagem de dinheiro e ao tráfico de armas e defendeu a retirada dos gastos com segurança da Lei de Responsabilidade Fiscal
A PEC indica que o Fundo Nacional de Segurança Pública e a Política Penitenciária não poderá ser contingenciado.
A proposta poderá ser modificada após as contribuições dos governadores, antes de ser encaminhada ao Congresso Nacional.
![hosnysalah/Pixabay Membro da imprensa, Jornalista, fotógrafo, em cobertura de guerra ou conflito. Foto: hosnysalah/Pixabay](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Gilvan de Souza/CRF/Direitos Reservados bruno henrique, flamengo, supercopa do brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil Brasília (DF) 10/12/2024 O Vice-presidente Geraldo Alckmin recebe o primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, no Palácio do Itamaraty Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Emanuel Cavalcante/Divulgação Embrapa Amapá Agricultores familiares fazem colheita manual de feijão-caupi](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tânia Rêgo/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ), 12/02/2025 - Incêndio atinge a fábrica de roupas Maximus Confecções, no bairro de Ramos, na zona norte do Rio de Janeiro. A instalação produz fantasias para o carnaval carioca. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Antônio Cruz/Agência Brasil Brasília (DF), 12/02/2025 - A deputada federal Benedita da Silva, fala no painel Encontro de Prefeitas, Vice-prefeitas e Gestoras Municipais durante o Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas (ENPP), realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)