logo Radioagência Nacional
Segurança

Saiba como evitar golpes durante o carnaval

Ministério da Justiça divulga orientações para diversão mais segura
Baixar
Oussama El Ghaouri, da Rádio Nacional
28/02/2025 - 18:21
Brasília
Rio de Janeiro (RJ) 10/02/2024 – Vendedores ambulantes no blocos de carnaval no centro da cidade. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
© Fernando Frazão/Agência Brasil

O Ministério da Justiça e Segurança Pública divulgou orientações para um carnaval mais seguro, sem golpes ou prejuízos para os foliões.

Para evitar fraudes em grandes eventos, a recomendação é desativar pagamentos por aproximação no aplicativo do banco. Assim, ninguém conseguirá fazer compras sem sua autorização, mesmo se o celular for perdido ou roubado.

Ainda no aplicativo, ative as notificações para ser avisado sobre movimentações na conta. Além disso, não entregue cartões físicos a ninguém nem os perca de vista.

Se você não reconhece uma compra no seu extrato, bloqueie o cartão imediatamente, avise o banco e faça um boletim de ocorrência.

Na compra de ingressos, a dica é usar apenas sites oficiais e reconhecidos. Outras páginas podem ser falsas e vender entradas que não existem. Sempre exija nota fiscal e guarde o comprovante. Se o evento for cancelado, o dinheiro deve ser devolvido integralmente.

No caso de hotéis, pousadas ou casas alugadas é preciso ler contratos com atenção. Pergunte sobre taxas extras e regras de cancelamento antes de fechar  reservas.

Já nos bares e restaurantes, o consumidor tem direito a ver o cardápio com os preços antes de fazer o pedido. Os produtos devem estar dentro do prazo de validade e armazenados de forma correta. Na hora de pagar, confira a conta e recuse cobranças indevidas.

 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Escolha sua manifestação em apenas um clique.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Você será direcionado(a) para o sistema Fala.BR, mas é com a EBC que estará dialogando. O Fala.BR é uma plataforma de comunicação da sociedade com a administração pública, por meio das Ouvidorias.

Sua opinião ajuda a EBC a melhorar os serviços e conteúdos ofertados ao cidadão. Por isso, não se esqueça de incluir na sua mensagem o link do conteúdo alvo de sua manifestação.

Clique aqui para mais informações sobre a Ouvidoria da EBC.

x

Audio Player
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.