Itália abre exposição em homenagem à Copa
Está em cartaz no Museu Nacional da República, em Brasília, a exposição Obra-Prima dos Museus Capitolinos de Roma. O mosaico Busto de Atleta, exibido pela primeira vez fora da capital italiana, é do final do século 2. Ele retrata os atletas romanos em eventos esportivos, disputados diante de grande público. A exposição faz parte do projeto Itália na Copa, promovido pela embaixada italiana no Brasil.
“Trata-se de uma peça única que Roma, como capital da Itália, oferece ao Brasil em homenagem ao Mundial de futebol. Gostaríamos que essa peça única romana evocasse para os brasilienses e os turistas a atração pela beleza do tempo da Roma Antiga”, disse a diretora dos Museus Capitolinos, Antonella Magagnini.
Ao lado do mosaico estão expostos três objetos do século 2 e início do século 3. São eles uma ampola de vidro com revestimento em bronze, na qual os atletas guardavam óleo para o corpo, uma strigile, objeto em bronze utilizado para a limpeza do corpo após as competições e uma patera, espécie de prato longo e raso, onde eram colocados óleos e perfumes que seriam espalhados pelo corpo dos atletas.
A exposição, com entrada gratuita, pode ser vista de terça-feira a domingo, das 9h às 18h30, até 4 de setembro.