Obra de Pixinguinha encerra Festival Cais do Porto Musical
Lançado em abril, como parte das comemorações dos 20 anos da organização não governamental (ONG) Ação da Cidadania, o Festival Cais do Porto Musical chega ao final nesta sexta-feira (31) com a apresentação de seu sétimo e último módulo, sob o tema Bandas e Orquestras. As atrações - no Centro Cultural Ação da Cidadania, às 19h, com entrada franca - são o grupo Choros e Batuques, da Associação do Movimento de Compositores da Baixada Fluminense, e a Orquestra Pixinguinha, dirigida pelo maestro Henrique Cazes.
Nos seis módulos anteriores, o projeto levou ao espaço cultural, em apresentações mensais, um panorama da história da música brasileira. Os shows temáticos foram sobre a cultura indígena, a sonoridade dos escravos africanos, a música europeia dos jesuítas, a herança africana dos quilombos, os lundus e modinhas e as gafieiras cariocas.
A obra de Pixinguinha (Alfredo da Rocha Vianna, 1897-1973) dá ao sétimo módulo do Cais do Porto Musical um tom de síntese do projeto. “Pixinguinha mistura todas as influências anteriores e surge como um negócio brasileiro. É ele quem define como será a música brasileira”, explica o diretor artístico do festival, Caio Cezar.
O grupo Choros e Batuques é formado por jovens instrumentistas que interpretam obras de mestres como Pixinguinha, Ernesto Nazareth, Chiquinha Gonzaga, Jacob do Bandolim, Noel Rosa, Cartola e Dorival Caymmi, entre outros.
Idealizada pelo instrumentista, arranjador e pesquisador Henrique Cazes, a Orquestra Pixinguinha foi criada a partir de uma coleção de arranjos nunca gravados do compositor, encontrados na Biblioteca Nacional, em 1986. No início era uma orquestra de estúdio, mas com o sucesso alcançado o grupo começou a se apresentar em público, tocando maxixes, polcas, choros e sambas afro de Pixinguinha.
A orquestra, que reúne instrumentistas de destaque em sopros, cordas e percussão, vai se apresentar com 12 integrantes nesta sexta-feira. Um cantor especialmente convidado vai acompanhar o grupo: Marcelo Vianna, neto de Pixinguinha. O Centro Cultural Ação da Cidadania fica na Avenida Barão de Tefé, na zona portuária do Rio.
Fonte: Obra de Pixinguinha encerra projeto Cais do Porto Musical
![Nasa/Divulgação Brasília (DF), 12/12/2024 - Satélite Radar de Abertura Sintética NASA-ISRO - NISAR. Foto: NASA/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Lillen/Pixabay 09/11/2023, Bandeira do orgulho Gay LGBTQIA+. Foto: Lillen/Pixabay](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Reprodução Instagram / SLS Rayssa Leal tricampeã mundial de skate sreet - 15/12/2024](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcelo Camargo/Agência Brasil Brasília (DF) 15/03/2024 – A partir de hoje (15) de março, parte da liquidação interbancária da cobrança do documento será feita no mesmo dia do pagamento
A novidade é mais um projeto de modernização feito pelo setor bancário na modalidade de boletos, que englobará 136 bancos e será mandatória. Com a mudança, se o cliente pagar o boleto até *às 13h30, o cobrador poderá receber o dinheiro no mesmo dia, dependendo do contrato que ele tenha com a sua instituição financeira. Se o pagamento for feito após *às 13h30, a liquidação ocorrerá no dia seguinte.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)