Caricaturas do Salão do Humor ganham exposição em museu de São Paulo

Publicado em 21/12/2014 - 11:30 Por Elaine Patricia Cruz - Repórter da Agência Brasil - São Paulo

exposição

Mostra reúne mais de 200 charges, caricaturas e histórias em quadrinhosDivulgação/Museu da Língua Portuguesa

Mais de 200 charges, caricaturas e histórias em quadrinhos selecionadas do 41º Salão Internacional de Humor de Piracicaba são exibidas, desde 20 de dezembro, no Museu da Língua Portuguesa, na região da Luz, na capital paulista. A mostra ficará em cartaz até 1º de março de 2015.

O curador da mostra, Raphael Ramos da Costa Fioranelli Vieira, define a indignação como linha central da exposição.

A partir dessa temática, diz o diretor do museu, Antônio Carlos Sartini, várias situações que afligem a sociedade são apresentadas, permitindo uma reflexão sobre as relações humanas e a própria condição da humanidade nos dias de hoje. "O interessante da linguagem é que a reflexão sobre assuntos difíceis nos é permitida por meio de uma visão crítica e bem-humorada, tornando os temas não menos sérios, mas mais palatáveis.”

A exposição tem uma área especial dedicada ao golpe militar de 1964, com uma reflexão sobre a importância da democracia. “O Salão de Humor de Piracicaba nasceu como ato de resistência em plena ditadura militar e hoje é considerado o evento mais importante do gênero em todo o mundo”, acrescentou Sartini.

Outros destaques da exposição são uma retrospectiva do artista belga O-SEKOER, pseudônimo de Luc Descheemaeker, e a seção Micro Contos de Humor, que reúne textos humorísticos com no máximo 140 caracteres.

O preço da entrada no Museu da Língua Portuguesa é R$ 6. Aos sábados, a entrada  é gratuita. Mais informações pelo site www.museulinguaportuguesa.org.br.

Edição: Armando Cardoso

Últimas notícias
O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, durante cerimônia de posse do diretor-geral da PF, na sede da corporação, em Brasília.
Justiça

AGU pede ao STF apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

O jornalista Michael Shellenberger divulgou na rede social X decisões sigilosas de Alexandre de Moraes. Para AGU, há suspeita de interferência no andamento dos processos e violação do sigilo dos documentos.