Projeto brasileiro é o maior festival de harpas do mundo

Publicado em 14/04/2015 - 16:23 Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

O RioHarpFestival, braço do projeto Música no Museu, comemora dez anos neste ano, como o maior festival de harpas do mundo. Serão 150 concertos gratuitos, de 1º de maio a 30 de junho, no Rio de Janeiro e em cidades de São Paulo, do Paraná, de Minas Gerais e do Nordeste. A novidade deste ano é a incorporação da Espanha e de Portugal na série de concertos, informou o idealizador e diretor do projeto, Sergio da Costa e Silva.

A abertura internacional do RioHarpFestival será na Casa do Brasil, em Madri, no dia 28 de abril. No dia 1º de maio, o primeiro concerto será no Palácio Guanabara, tendo como artista principal a harpista espanhola Maria Rosa Calvo y Manzano, que será acompanhada pela Orquestra de Gaitas de Foles.

Na capital fluminense, os concertos ocorrerão em pontos turísticos como o Corcovado, a Ilha Fiscal e o Forte de Copacabana, além de igrejas, sinagogas, clubes e centros culturais do Banco do Brasil, da Justiça, da Light e do Museu do Exército. Costa e Silva salientou que o cunho social do projeto será dado pela apresentação de orquestras de comunidades carentes, que terão como solistas grandes harpistas internacionais.

“Anteriormente, levávamos os harpistas para tocar nas comunidades carentes. Agora, invertemos: estamos trazendo as orquestras das comunidades carentes para se apresentar com participação especial de grandes harpistas. Vai ser bom para o artista, que vai conhecer um trabalho social importante no Brasil, e para os meninos, que terão o prestígio de tocar com um grande nome da música, terão uma experiência internacional. No currículo das orquestras, estará registrado que os meninos tocaram com o maior harpista de tal país.”

Entre as orquestras de comunidades que participarão do projeto estão as da Maré, do Complexo do Alemão, do Pavão-Pavãozinho, da Rocinha e também de Petrópolis, município da região serrana do Rio de Janeiro. Estão confirmados 45 músicos de 25 países.

Segundo Costa e Silva, o objetivo do festival é privilegiar a música de boa qualidade, independentemente de sua procedência, escola ou época. Os gêneros vão do clássico ao rock, passando por músicas étnicas, jazz e ritmos brasileiros. O programa completo pode ser acessado nas páginas  www.musicanomuseu.com.br e www.rioharpfestival.com.


Fonte: Projeto brasileiro se torna o maior festival de harpas do mundo

Edição: Stênio Ribeiro

Últimas notícias