Jovens músicos de comunidades do Rio se apresentam com orquestra internacional

Publicado em 29/10/2015 - 00:15 Por Paulo Virgílio - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

Um grupo de 42 jovens músicos de comunidades da zona oeste do Rio teve na tarde dessa quarta-feira (28) a oportunidade de interagir com experientes profissionais de uma orquestra alemã, que está no Brasil para concertos no Rio de Janeiro e em São Paulo. Os jovens, com idades entre 12 anos e 20 anos, integram a Orquestra e Coro Nova Sinfonia, criada há oito anos pela ONG Agência do Bem, e amanhã (29), às 19h, fazem no Teatro Bradesco, na Barra da Tijuca, sua primeira apresentação com um grupo internacional, justamente com os 80 músicos da Orquestra Filarmônica Merck, com os quais participaram de um workshop e ensaiaram nessa quarta.

A Nova Sinfonia é o resultado de um trabalho que começou a ser desenvolvido há dez anos pela Agência do Bem, surgida com a missão de fortalecer o desenvolvimento social e humano em áreas de baixa renda, por meio da educação. O foco da atuação da organização não governamental são as comunidades da zona oeste carioca, como a Cidade de Deus.

“Começamos com uma pesquisa junto aos moradores da comunidade Beira-Rio, em Vargem Grande, onde implantamos cursos de artesanato, atividades educacionais e esportivas. Foi lá que surgiu a ideia de um projeto voltado para a música” , disse a coordenadora executiva da Agência do Bem, Patricia Azevedo. “Nós criamos a Escola de Música e Cidadania e desenvolvemos uma metodologia hoje reconhecida por outras organizações, que se tornaram nossas parceiras”, acrescentou.

Hoje já são nove escolas, em várias comunidades, implantadas pela Agência do Bem em parceria com outras ONGs, com um total de 600 alunos.“Os melhores são escolhidos para integrar a Orquestra e Coro Nova Sinfonia. São 42 integrantes, entre instrumentistas e participantes do coral. Não temos todos os instrumentos de uma orquestra sinfônica, mas contamos com naipes de cordas e sopros”, afirmou Patricia Azevedo.

A Nova Sinfonia mudou a vida de jovens como Miguel Almeida, de 20 anos. O violoncelista cresceu na comunidade Beira-Rio e a música clássica lhe deu a oportunidade de viajar ao exterior (a orquestra se apresentou na França e nos Estados Unidos). Desde 2008 no projeto, ele hoje é considerado um dos melhores instrumentistas do grupo.

“A minha vida é o projeto”, disse Miguel, que graças a uma bolsa integral conseguida através da ONG, estuda Relações Internacionais em uma faculdade particular do Rio. “Quero me formar para promover mais intercâmbios como os que eu participei”.

Há quatro anos na orquestra, a flautista Larissa Pinheiro, de 18 anos, hoje também atua como monitora, transmitindo sua experiência aos iniciantes. O irmão dela, Igor Pinheiro, de 16 anos, é um dos violinistas da Nova Sinfonia, e disse que a música mudou seu comportamento. “Antes eu era desleixado e só queria saber de jogar futebol na rua. Agora eu quero viver de música e aprendi que para isso é preciso ter dedicação”.

No concerto da Filarmônica Merck, que vai se apresentar sob a regência do maestro Martin Lucas Meister, a orquestra de jovens terá uma participação especial. No repertório, Tango, composição do maestro Wolfgang Heinzel, e Cidade Maravilhosa, o hino do Rio de Janeiro, com arranjo de Vitor Damini, regente da Nova Sinfonia.

O Teatro Bradesco fica na Avenida das Américas, 3900, no Shopping Village Mall, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio.


Fonte: Jovens músicos de comunidades do Rio se apresentam com orquestra internacional

Edição: Aécio Amado

Últimas notícias