Bloco Bafafá se prepara para fechar carnaval do Rio no sábado
Os foliões que pensam que o carnaval do Rio de Janeiro termina amanhã (9) receberam hoje (8) uma boa notícia. O bloco Bafafá já está se preparando para, no sábado (13), atrair a multidão no Posto 9 da Praia de Ipanema, zona sul da cidade, onde se concentrará.
O presidente do Bafafá, jornalista Ricardo Rabelo, lembrou nesta segunda-feira que, em 2003, após a terça-feira de carnaval, enquanto as pessoas continuavam brincando em outras capitais, como Salvador e Recife, não se via mais nada da folia no Rio. “Para não ficar chupando dedo”, ele decidiu fazer um bloco com o nome do tabloide progressista Bafafá, do qual é editor.
No dia 13, a partir das 16h, o Bafafá ficará parado no Posto 9. Uma banda tocará marchinhas e, nos intervalos, um “DJ” tocará sambalanços. O bloco reúne cerca de 5 mil pessoas. “É o único bloco em que a fantasia é roupa de praia. O pessoal aproveita a praia e fica para o bloco. E ainda leva de brinde o pôr do sol no Morro Dois Irmãos, um dos cartões-postais do Rio de Janeiro. Espetacular”, destacou Rabelo.
No primeiro ano de concentração na orla, o bloco reuniu 50 pessoas, que cabiam no quiosque do uruguaio Milton Gonzalez, famoso pelos sanduíches que faz com temperos trazidos de seu país. Depois, o Bafafá cresceu e hoje “ele fecha a orla de Ipanema”, afirmou Ricardo Rabelo.
![Geovana Albuquerque/Agência Brasília 02/04/2024 - Com menor taxa de analfabetismo do país, DF é referência em educação
O Distrito Federal é a unidade da Federação com a menor taxa de analfabetismo do país (1,7%), segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua mais recente. Sala de aula, escola. Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Bruno Peres/Agência Brasil Brasília (DF), 03.09.2024 - Seca e alta temperatura em Brasília. Pessoas no Parque da Cidade. Foto: Bruno Peres/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Reuters/Jaimi Joy/Proibida reprodução João Fonseca vibra durante partida contra Andrey Rublev no Aberto da Austrália
14/01/2025 REUTERS/Jaimi Joy](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)