Mostra lança olhar sobre locais de memória do tráfico de escravos

Publicado em 18/10/2016 - 21:27 Por Paulo Virgílio - Rio de Janeiro

Uma viagem afetiva do fotógrafo e designer gráfico Cesar Fraga por nove países africanos resultou em uma exposição inédita que lança um novo olhar sobre os lugares de memória do tráfico de escravos para o Brasil. A mostra Sankofa: Memória da Escravidão na África, aberta na noite de hoje (18), na Caixa Cultural Rio de Janeiro, apresenta um total de 250 itens, incluindo 54 fotos, totens multimídia, textos com  descrições dos países visitados e recursos de interatividade.

Rio de Janeiro - Exposição Sankofa: Memória da Escravidão na África, resultado da viagem do fotógrafo César Fraga por países africanos fica em cartaz até 22 de dezembro na Caixa Cultural (Fernando Frazão/Agência Brasil)

Rio de Janeiro - A exposição Sankofa: Memória da Escravidão na África, resultado da viagem do fotógrafo César Fraga por nove países africanos, fica em cartaz até 22 de dezembro na Caixa Cultural (Fernando Frazão/Agência Brasil) Fernando Frazão/Agência Brasil

A curiosidade pelos fatos que antecederam a história da escravidão e o fascínio em relação às proximidades culturais entre o Brasil e os países africanos que comercializavam escravos foram os fios condutores que levaram César Fraga à expedição, na qual investigou as próprias origens. O fotógrafo e designer é bisneto de uma beneficiária da Lei do Ventre Livre, que libertava os filhos das mulheres escravas nascidos a partir de 1871, quando essa legislação pré-abolicionista foi aprovada.

Durante um ano sabático na África do Sul, ele percebeu a necessidade de dar sua contribuição para encurtar a distância cultural que separa o Brasil do continente africano. As fotografias que integram a exposição foram publicadas no  livro Do Outro Lado, resultado da expedição de Fraga, que documenta a cultura e o cotidiano das localidades visitadas e, por vezes, sua correlação próxima com os costumes brasileiros.

“Grande parte do povo brasileiro vem da mistura entre colonizadores brancos, indígenas nativos e negros trazidos à força da África. Referências europeias não faltam, basta ligar a TV. Mas há muito ainda a se descobrir sobre nossos ancestrais índios e negros, os grandes silenciados da história. Foi assim que nasceu o projeto Do outro lado”, conta Cesar Fraga. Designer formado pela Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj),  ele é fotógrafo autodidata e já atuou em projetos na América do Sul, Europa, África, Ásia e Antártica.

Rio de Janeiro - Exposição Sankofa: Memória da Escravidão na África, resultado da viagem do fotógrafo César Fraga por países africanos fica em cartaz até 22 de dezembro na Caixa Cultural (Fernando Frazão/Agência Brasil)

Rio de Janeiro - A exposição Sankofa: Memória da Escravidão na África, resultado da viagem do fotógrafo César Fraga por nove países africanos, fica em cartaz até 22 de dezembro na Caixa Cultural (Fernando Frazão/Agência Brasil) Fernando Frazão/Agência Brasil

Roteiro

Elaborado pelo professor e escritor João Reis, considerado um dos mais importantes africanistas brasileiros, o roteiro da viagem abrangeu cidades e regiões protagonistas do tráfico de escravos. Entre 2013 e 2014, foram 60 dias percorrendo Cabo Verde, Senegal, Guiné-Bissau, Gana, Togo, Benim, Nigéria, Angola e Moçambique, países de onde saíram boa parte dos 11 milhões de homens e mulheres vendidos como escravos - quase metade tendo o Brasil como destino -  ao longo de 350 anos.

O nome da exposição - Sankofa – refere-se a um mítico pássaro africano de duas cabeças, que, segundo a concepção nativa, simboliza voltar ao passado para dar outro sentido ao presente. O projeto tem patrocínio da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal, e conta com apoio do Ministério das Relações Exteriores e de empresas privadas.

A mostra fica em cartaz até 22 de dezembro e pode ser vista de terça-feira a domingo, das 10h às 21h. A entrada é gratuita. A Caixa Cultural Rio de Janeiro fica na Avenida Almirante Barroso, 25, no Centro.

Edição: Amanda Cieglinski

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