Falta de água no país é tema de hoje do programa Diálogo Brasil

Publicado em 18/12/2017 - 09:21 Por Da Agência Brasil - Brasília

Água

Somente no ano passado, 18 milhões de habitantes do país foram afetados pela escassez hídrica -Arquivo/Agência Brasil

Estudo recente da Agência Nacional de Águas (ANA) mostrou que, de 2003 a 2016, 48 milhões de pessoas foram afetadas por secas ou estiagens no Brasil. Ao todo, foram registrados 4.824 eventos de seca com danos humanos. Somente no ano passado, 18 milhões de habitantes do país foram afetados pela escassez hídrica. Desse total, 84% viviam na Região Nordeste.

Hoje (18), no programa Diálogo Brasil, especialistas em recursos hídricos vão debater essa falta de água que afeta a rotina dos brasileiros. Para o professor do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos da Universidade de Brasília (UnB), Oscar Cordeiro, o Brasil tem leis avançadas na regulação do uso da água e pode se tornar referência na solução dos atuais problemas.

Além da falta de chuvas, o professor da UnB avalia que o aumento da demanda agravou o abastecimento. Ele cita os casos de São Paulo, que há três anos precisou recorrer ao volume morto do Sistema Cantareira, e do Distrito Federal, que mantém o abastecimento racionado. Cordeiro teve o nome recentemente aprovado pelo Senado e deve assumir em breve uma diretoria na ANA.

Para o superintendente de Planejamento de Recursos Hídricos da ANA, Sérgio Ayrimoraes, o modelo de governança adotado pelo país para o setor é sólido, mas o momento representa uma oportunidade de crescimento.

Em uma participação gravada em vídeo, o meteorologista Expedito Rebello, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), alerta que o fenômeno La Niña, em evolução no Oceano Pacífico, deve provocar mais seca em algumas áreas do país nos próximos seis meses. As consequências, portanto, ainda deverão ser sentidas quando Brasília sediar o 8º Fórum Mundial da Água, em março do ano que vem. O evento será realizado pela primeira vez no Hemisfério Sul.

A última edição do ano do programa Diálogo Brasil vai ao ar hoje, na TV Brasil, às 22h30.

Edição: Graça Adjuto

Últimas notícias